Ex-morador de Nova Era promove decoração natalina em praça da cidade
Apesar de morar atualmente nos Estados Unidos, Artur Moreira não esquece suas raízes

Há oito anos, os moradores do bairro Colina, em Nova Era, convivem com uma tradição. Estamos falando do “Natal Luz do Colina”, um projeto idealizado pelo artista plástico Artur Moreira. A cada 25 de dezembro, o ex-morador da cidade promove uma decoração natalina na principal praça do bairro em que nasceu, ato que já se tornou, inclusive, atração turística de Nova Era.
Mesmo morando atualmente em Newark, no estado americano de New Jersey, Artur não deixa de realizar ações na terra em que foi criado. O ornamento natalino, em específico, foi idealizado há oito anos, sendo que o primeiro deles foi dedicado à total revitalização e decoração da praça do bairro Colina, por parte do artista plástico e seus familiares.
Com o passar dos anos, amigos e voluntários aderiram ao projeto, na colaboração da infraestrutura de montagem. Atualmente, Artur comanda dois projetos no local: o Natal Luz do Colina e o Arte na Praça. Além dos moradores do bairro, motoristas que trafegam pela BR-381 também conseguem se deparar com as belas imagens.
De acordo com o artista, que desde a primeira versão do projeto coordena e executa toda a preparação do espaço, “a iniciativa tem o objetivo de dar outro olhar ao local, impulsionar melhorias no bem-estar dos moradores, incentivar a preservação e manutenção do ambiente”.
Uma vida filantrópica
Mesmo com uma carreira bem-sucedida internacionalmente, o mineiro Artur Moreira, descobriu sua motivação inata para abraçar as causas sociais. E foi em Nova Era, cidade a 97 km de Belo Horizonte, onde sua raiz está fincada, o início de suas primeiras ações ao perceber que o lugar de sua infância necessitava de mudanças.
O parque público, localizado no bairro Colina, às margens da BR-381, KM 327, Nova Era, foi o ponto de partida para as ações sociais que implementaria ao longo de sua carreira. Iniciaria uma transformação paisagística, novas imagens surgiriam no espaço ora esquecido pelo poder público.
O conceito desse projeto implantado no bairro Colina, há 9 anos, foi revitalizar locais utilizados pela comunidade local, como a praça, a escadaria e a passarela que conectam o bairro à cidade. Ele participa ativamente desde a idealização do projeto arquitetônico até a sua execução. O financiamento é feito pelo artista que contribui com parte do lucro do seu trabalho, ajuda direta de amigos e da comunidade.
Nascido em Governador Valadares, mas, criado na pequena Nova Era, o artista plástico Artur Moreira, de 43 anos, conquistou os Estados Unidos da América com seus trabalhos mobiliários irreverentes e únicos, feitos em madeira. Atualmente, suas obras podem ser vistas em estabelecimentos badalados de Nova York e em residências de celebridades dos EUA.