Ex-vereador Alexandre Banana se apresenta como pré-candidato a prefeito de Itabira pelo PT

Ex-vereador afirma que partido busca remodelação na cidade e terá candidatos à Câmara e à Prefeitura em 2020

Ex-vereador Alexandre Banana se apresenta como pré-candidato a prefeito de Itabira pelo PT
Alexandre Banana se coloca como pré-candidato à prefeito de Itabira – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Relegado à condição de coadjuvante nas últimas eleições municipais em Itabira, o Partido dos Trabalhadores (PT) quer voltar a ter protagonismo no cenário local a partir do ano que vem. É o que dizem o atual presidente da sigla na cidade, Vaner Martins da Costa, e o ex-vereador Alexandre Faria Martins da Costa, o “Banana”, que, inclusive, já se anuncia como pré-candidato à Prefeitura.

Vaner e Banana falaram à DeFato na sexta-feira (1º), durante visita do deputado federal Reginaldo Lopes e do estadual Cristiano Silveira, ambos do PT, à Câmara de Itabira, para anunciar emendas para o serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhoras das Dores (HNSD). Os dois afirmaram que o PT passa por um período de remodelação no município e que o partido não se furtará de disputar vagas no Legislativo e a posição de prefeito.

“Temos uma nova diretoria, com alguns membros mais experientes, como é o meu caso, e outras pessoas mais jovens. É uma mescla. E é a nossa pretensão é lançar candidaturas em todos os níveis no pleito municipal de 2020. Precisamos voltar à Câmara e também estaremos lançando candidatura própria para prefeito. Temos diversos nomes dentro do nosso partido e meu nome é um dos colocados como possível candidato a prefeito. Existe a possibilidade de o meu nome ser colocado para prefeito no próximo pleito municipal”, afirmou Alexandre Banana.

Dentista, Alexandre Banana foi vereador pela primeira vez nas eleições de 2000, quando o PT, além dele, levou outros três candidatos à Câmara. Foi reeleito em 2004, última vez que a legenda teve um representante no Legislativo. Nas eleições seguintes, foi candidato a vice de Damon de Sena (PV), em 2008, e de Roberto Chaves (PSDB), em 2012. No pleito de 2016, o PT apenas compôs chapa no grupo que teve o empresário Gil César Lopes (MDB) como postulante a prefeito.

“Estamos trabalhando, convidando pessoas novas, recuperando pessoas que já foram do partido e que saíram e retornando com as nossas reuniões semanais”, resumiu o ex-vereador, que também foi diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) durante o governo de Fernando Pimentel (PT).

“O PT está se reorganizando e voltando-se para suas bases eleitorais. Com o apoio dos dois deputados (Reginaldo Lopes e Cristiano Silveira), a gente acredita que o partido vem em 2020 para disputar a Prefeitura, fazer e somar. É um partido que acredita em Itabira, que nunca desistiu de Itabira, que é do povo, e que precisa se recuperar a imagem que foi desgastada por ter sido vinculado a coisas que não são verdadeiras” , finalizou o presidente da sigla em Itabira, Vaner Martins da Costa.

cassino criptomoedas