A Anglo American participará do principal evento de mineração do Brasil, a Exposibram 2020. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de novembro, de forma virtual. Nesta edição, o foco da empresa são as ações de sustentabilidade praticadas em suas operações no país.
Os executivos da companhia participarão de sete debates ligados ao tema. Além disso, a empresa terá um estande virtual para divulgar informações sobre assuntos como meio ambiente, desenvolvimento social e recursos humanos.
Um dos painéis de destaque abordará a estratégia inovadora de mudança de matriz energética da empresa. Ela se tornou autoprodutora de energia eólica e deverá ter 100% de sua matriz proveniente de fontes renováveis até 2022.
O painel “Renovação da matriz energética da Anglo American” será comandado pelo CEO da mineradora, Wilfred Bruijn, com a participarão o diretor de Projetos e Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, o gerente geral da Atlas Renewable Energy, Luis Pitta e o gerente geral de energia da Anglo American, Alfredo Duarte.
A Anglo American adquiriu, desde dezembro do ano passado, 235 MW médios de energia renovável alcançando, assim, um índice de 96% de energia renovável em suas operações. O movimento tem como objetivo contribuir com as metas globais do grupo, que pretende reduzir sua emissão de carbono em 30% até 2030 e ter emissões neutras de carbono até 2040.
Importância de integrar o evento
O diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Ivan Simões conta que participar de mais uma edição da Exposibram é importante para a Anglo American. Ele reforça que é uma oportunidade de refletir e conhecer novas formas de trabalhar que apoiam o propósito da Anglo American de re-imaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
“A Exposibram é o maior evento de mineração da América Latina e, com a edição 100% online em 2020, ainda mais pessoas poderão participar. Será uma chance para reciclar conhecimentos, observar boas práticas de outras empresas, encontrar fornecedores e discutir o setor”, diz.
Ivan Simões participará do debate “Construindo pontes entre a mineração e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A ideia é discutir as ações concretas das mineradoras para alcançar os objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A Anglo American também abordará inciativas de inclusão e diversidade no painel “Como tornar os ambientes com mineração mais seguros, inclusivos e diversos”, com participação da diretora Financeira, Ana Sanches, e do diretor de RH, Carlos Hilário.
O presidente da empresa, Wilfred Bruijn, participa ainda dos painéis “Compliance e gestão de riscos na mineração” e “Renovação da Matriz energética da Anglo American”. O diretor de técnico, de projetos e de sustentabilidade Aldo Souza falará sobre inovação, no painel “O impacto das pessoas na inovação”. Já Christiano Cobo participará do painel “Comitê para a normalização internacional em Mineração”.
Qualquer pessoa pode participar do evento, gratuitamente.