Fabriciano inaugura UPA 24h com capacidade para atender 250 pacientes por dia

A unidade é voltada para atendimento de casos de emergência e urgência

Fabriciano inaugura UPA 24h com capacidade para atender 250 pacientes por dia
Foto: Divulgação/Secom PCF

Desde as 7h de sexta-feira (26), os pacientes de urgência médica adulta e pediátrica de Fabriciano são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Walter Luiz Winter Maia. A unidade de saúde foi inaugurada pela Prefeitura na noite de quinta-feira (25), no bairro Sylvio Pereira II. A UPA 24h funcionará sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A estrutura conta com equipamentos e quadro de profissionais para atender mais de 250 pacientes por dia.

Participaram da solenidade de inauguração autoridades, membros do secretariado municipal, lideranças políticas, vereadores, representantes de entidades, profissionais da saúde e populares. Segundo a Prefeitura, para a realização da cerimônia, foram cumpridos todas as orientações de prevenção ao coronavírus. Todos que participaram do evento passaram por aferição de temperatura antes de entrar no local e higienização das mãos com álcool em gel. Além disso, tiveram que manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras e uso de máscara foi obrigatório.

A unidade é intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais. Na UPA 24h, uma equipe médica presta socorro, faz o diagnóstico e estabilização do paciente, que pode ser encaminhado para observação ou para uma unidade hospitalar.

“Com a UPA, a rede de saúde de Coronel Fabriciano fica completa, já que vai ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. O objetivo é integrar o novo serviço de saúde ao Hospital Dr. José Maria Morais, Samu Regional e Corpo de Bombeiros”, informou o Executivo.

A unidade é voltada para atendimento de casos de emergência e urgência. Como, por exemplo, quedas com torção e dor forte ou suspeita de fratura, cólicas renais, dores fortes no peito, febre alta entre outros. Para consultas médicas de rotina e tratamento, a porta continua sendo as UBS. Já o Hospital Dr. José Maria de Morais, o foco é para casos que de maior gravidade, com necessidade de internação, cirurgias e agora, Covid-19.

Homenagem

O nome da UPA é uma homenagem ao médico Walter Luiz Winter Maia. Filho do pioneiro e ex-prefeito Rubens Siqueira Maia, Dr. Walter viveu e fez sua carreira em Coronel Fabriciano, tendo sido diretor e médico do Hospital Siderúrgica por vários anos. O médico foi lembrado pela administração municipal pela atuação e dedicação a comunidade. Dr. Walter faleceu em 2014. A homenagem foi recebida pela sua esposa Vália Rolim e familiares.

Conquista histórica

A cidade chegou a ser contemplada com recursos para a construção de uma UPA em 2010. No entanto, o recurso foi devolvido pela administração anterior ao Ministério da saúde. Em 2017, a atual gestão apresentou o projeto e em setembro de 2018, conseguiu recuperar a verba para implantar a UPA 24h, sonho antigo dos fabricianenses e também necessária para a cidade, com população estimada em 110 mil habitantes. O investimento foi superior a R$ 4 milhões, em recursos da União e do Município.

A UPA 24 horas de Fabriciano é do tipo II: conta com 11 leitos de observação adulto e pediátrico, serviços de raio X e eletrocardiograma e  salas de isolamento e de medicação. A unidade é equipada com monitores cardíacos, desfibrilador e equipamentos para atender emergências. A unidade ocupa uma área de 1.396,61 m² na Avenida Maanaim, que liga bairros Sylvio Pereira e Caladinho.