Federação Mineira confirma terceira divisão sem o Valério

A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou nesta terça-feira, 14 de maio, ao fim do arbitral realizado em Belo Horizonte, que a terceira divisão do Campeonato Mineiro será disputada por 16 clubes. Como já havia sido anunciado por DeFato Online no fim de semana, o Valério está fora da competição. A terceirona será disputada por […]

Federação Mineira confirma terceira divisão sem o Valério
Arbitral da FMF definiu a disputa da terceira divisão – Foto: FMF

A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou nesta terça-feira, 14 de maio, ao fim do arbitral realizado em Belo Horizonte, que a terceira divisão do Campeonato Mineiro será disputada por 16 clubes. Como já havia sido anunciado por DeFato Online no fim de semana, o Valério está fora da competição.

A terceirona será disputada por Pouso Alegre, Atlético Três Corações, Santarritense, Figueirense, Mamoré, Araguari, Pirapora, SE Patrocinense, Ponte Nova, Boston City, Bétis, União Luziense, Coimbra, Minas Boca, Betim e Inter de Minas.

O Valério ficou de fora por questões administrativas e financeiras. O clube está sem uma diretoria constituída desde janeiro. Foram três tentativas de eleição do novo presidente, todas sem interessados. Além disso, o Dragão está com o estádio Israel Pinheiro interditado e vive profunda crise por falta de dinheiro.

Leia tudo sobre a situação do Valério!

O início do campeonato será no dia 10 de agosto, com a finalíssima prevista para 27 de outubro. Os 16 clubes que se inscreveram na competição serão divididos em quatro grupos. Eles se enfrentam em dois turnos para definir os dois melhores classificados de cada grupo. Haverá a fase quartas de final, quando os confrontos serão definidos de acordo com o desempenho na primeira fase (1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º).

A semifinal e a final seguirão a mesma lógica, sempre considerando o desempenho na fase classificatória para formação dos confrontos. Os clubes de melhor campanha decidem em casa e têm a vantagem de dois resultados iguais para se classificarem.

Como nas edições anteriores, a competição será sub-23, com a possibilidade de inclusão de até cinco atletas mais velhos por equipe. Por regulamentação da CBF, poderão ser incluídos também cinco atletas amadores de até 20 anos de idade por clube.

O conteúdo continua após o anúncio

Uma novidade neste ano é que todas as partidas terão transmissão pela TV FMF, na plataforma MyCujoo.

Grupos

Os grupos foram definidos com a regionalização do campeonato, mantendo equipes de cidades próximas se enfrentando na primeira fase.

Grupo A
Pouso Alegre
Atlético Três Corações
Santarritense
Figueirense

Grupo B
Mamoré
Araguari
Pirapora
SE Patrocinense

Grupo C
Ponte Nova
Boston City
Bétis
União Luziense

Grupo D
Coimbra
Minas Boca
Betim
Inter de Minas