Ferrovias mineiras estão fechadas por causa das chuvas

Ao todo, três ferrovias sofreram interrupções e o trem Vitória-Minas tem viagens suspensas

Ferrovias mineiras estão fechadas por causa das chuvas
Foto: Divulgação/Vale

Devido ao período chuvoso que se abateu sob todo o estado de Minas Gerais, algumas ferrovias do Estado comunicaram interdições e um fechamento por segurança. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, no início da tarde desta terça-feira (11), três ferrovias foram fechadas. Isso interfere diretamente no transporte de commodities para o litoral.

O trem de passageiros que liga Belo Horizonte a Vitória, por exemplo, está com viagens suspensas, pelo menos, até esta quarta-feira (12). Quem já comprou passagem tem a opção de remarcar ou cancelar sem multa em até 30 dias. As ferrovias paralisadas são:

– Ferrovia Centro-Atlântica, Santo Antônio do Monte/MG, concedida à VLI. Linha férrea totalmente interditada por queda de barreira.

– Ferrovia Malha Sudeste, Carandaí/MG, concedida à MRS Logística. A linha férrea está totalmente interditada no local devido a outra queda de barreira.

– Estrada de Ferro Vitória a Minas, Carandaí/MG, concedida à VALE. Por segurança, a Vale paralisou parcialmente a circulação de trens de cargas na ferrovia e produção dos Sistemas Sudeste e Sul, além das viagens do trem de passageiros, que estão suspensas preventivamente.

Paralisação nas atividades

Como reflexo das chuvas, diversas mineradoras com operações no estado anunciaram a suspensão temporária de atividades. A CSN paralisou a extração e movimentação na barragem Casa de Pedra, em Congonhas. No final de semana, houve um vazamento de água em uma área ao lado da calha do barramento. A área foi vistoriada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que não identificou riscos à segurança da estrutura.

A Mineração Usiminas (Musa) foi outra empresa a suspender as atividades em Itatiaiuçu. A interrupção não gera prejuízos econômicos e há matéria-prima para cobrir os dias paralisados. A Gerdau informou que enfrenta problemas operacionais nas unidades em Minas, em função da chuva, mas os trabalhos seguem inalterados. O mesmo ocorre com a ArcellorMittal.

A Vale, em nota, informou que paralisou a circulação de trens na Estrada de Ferro que liga Vitória a Minas. Também foi interrompida a produção dos Sistemas Sudeste e Sul em Minas. Mais informações sobre a intervenção podem ser obtidas por meio do Alô Ferrovias (08002857000), canal de atendimento gratuito mantido pela Vale para esclarecimento de dúvidas, críticas e sugestões.

MAIS NOTÍCIAS