Festa de São Gonçalo e Cavalhadas a partir de amanhã em Ouro Preto

As Cavalhadas de Amarantina possuem registro como Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto

Festa de São Gonçalo e Cavalhadas a partir de amanhã em Ouro Preto
Cavalhada de Amarantina é Patrimônio Cultural – Foto: Ane Souz/PMOP

A partir desta quinta-feira, 12, o distrito de Amarantina estará em festa com o início das comemorações da Festa de São Gonçalo e Cavalhadas de Amarantina. As celebrações, de origem portuguesa, acontecem até o dia 16, mesclando ritos religiosos e festejo popular com missas, procissões, apresentações de dança, desfile de fanfarra, leilão, shows com bandas e DJs, além das tradicionais apresentações das Cavalhadas adulta e mirim.

A Festa de São Gonçalo e Cavalhadas de Amarantina representa a forte influência herdada dos colonizadores portugueses na região, desde sua fundação. As Cavalhadas de Amarantina possuem registro como Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto, desde 2011, memória passada de geração em geração, há mais de um século no distrito. Nas encenações das batalhas, o principal campo do distrito torna-se uma grande arena com cavaleiros munidos de lanças e espadas, em um conflito conhecido como: “A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França”.

Os exércitos são separados pelas cores azul (cristãos) e vermelha (mouros). A batalha tem início quando a tropa cristã invade o território mouro e sequestra a princesa Floripes, filha do Almirante Balão. Para salvar a princesa é feita uma conciliação entre as tropas: a princesa Floripes se casa com o soldado cristão, Gui de Borgonha, e esta união permite a comunhão entre as tropas, dando origem a um único exército.

Confira a programação completa:

 

Galeria de Fotos

  • Programação