Festa do Tropeiro atingiu recorde de participação e programação segue até sábado (17)

Evento reúne 41 comitivas de todo o estado para homenagear o tropeirismo e promover o desenvolvimento regional através do turismo cultural

Festa do Tropeiro atingiu recorde de participação e programação segue até sábado (17)
Foto: Giovanna Victoria/DeFato Online

Mais de mil cavaleiros e amazonas participaram do 4º Festival da Cultura Tropeira e da celebração dos 22 anos do Museu do Tropeiro. Com o tema “Turismo na Rota do Tropeirismo”, o evento envolveu os municípios de Itabira, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo. A festa continua com programação cultural até sábado (17).

A tradicional cavalgada contou com 1.085 cavaleiros que percorreram cerca de 70km entre Santa Bárbara e Ipoema. A rota reuniu 48 grupos de 28 localidades diferentes, de cidades como Santa Luzia, Sete Lagoas, Ouro Preto, Turvo e Coronel Fabriciano. O final do trajeto foi marcado pelo cortejo dos cavaleiros em Ipoema e as apresentações de Bruna Viola e Lara Drummond. Reconhecida pela Lei Estadual nº 20.709/2013 como Capital do Tropeirismo em Minas Gerais, Ipoema reafirma com o festival seu compromisso com a preservação do seu patrimônio imaterial.

A celebração da cultura tropeira continua agora com oficinas educativas e seminários, promovidos pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que envolvem sete escolas da rede municipal de Itabira em oficinas, rodas de conversa, apresentações teatrais e um sarau. A Lei Municipal nº 5.573/2024, que institui o ensino do tropeirismo nas escolas públicas, marca o avanço das políticas de valorização da história local.

No sábado (17) acontece a abertura da 1ª Roda de Viola de 2025, a partir das 20h, com o Ritual do Fogo, acendimento da fogueira e apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras. Em seguida, sobem ao palco Titane e Pereira da Viola às 21h, e Wesley e Elson às 23h.

A festa, organizada pela Prefeitura de Itabira, contou com a atuação direta da FCCDA, das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Educação, Governo e da Administração de Ipoema. O evento também tem apoio institucional das prefeituras das cidades participantes.