FIDE celebra mais um ano de conquistas acadêmicas de seus alunos

A escola é a que mais aprova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Itabira e região

FIDE celebra mais um ano de conquistas acadêmicas de seus alunos
Foto: Carol Veira/DeFato

Há 60 anos fazendo parte da história de Itabira, a Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE) encerra 2019 celebrando mais um ano de conquistas. A escola é a que mais aprova alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município e vê seus estudantes se matricularem em faculdades antes mesmo de receberem os diplomas. Conforme o resultado no Enem 2018, divulgado pela Folha de São Paulo, a FIDE obteve o melhor resultado no ranking das escolas de Itabira e região. No ranking estadual, entre escolas de 853 municípios, a Fundação Itabirana Difusora do Ensino é a 22ª colocada entre as particulares. Já no ranking nacional, a FIDE ficou em 133º lugar.

E as conquistas não param por aí! Vários alunos conseguiram excelentes resultados em competições que estimulam o estudo e identificam talentos em diversas áreas ao longo deste ano. Na Olimpíada Nacional de Ciências, por exemplo, o aluno João Lucas Lage Gonçalves ganhou a medalha de bronze. Na 22ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Izabel Nair Rosa Santos recebeu a medalha de prata. Na Olimpíada Itabirana de Matemática, três alunos estiveram entre os melhores do município: João Lucas Lage Gonçalves (prata), Lucas Cândido Barcelos e Luiza Cristina Fonseca Fernandes (bronze).

A aluna Letícia Cândido Barcelos foi vencedora do concurso nacional de Redação e Desenho, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), este ano. Ela participou na categoria redação para estudantes do 6º ano. O concurso teve recorde de participação. Além disso, os alunos da FIDE foram destaque nacional nos simulados internos do Sistema Poliedro de Ensino.

O aprendizado de uma segunda língua é imprescindível. E quanto antes começar melhor! Por isso, a FIDE começa a ensinar inglês desde cedo. Além do ensino regular, na instituição os estudantes também têm acesso ao conhecimento que vai além dos livros. Eles são preparados para exercerem o importante papel das relações humanas com um olhar cidadão e a preocupação com os valores sociais. Para isso, recebem todo o apoio da escola. Diariamente, os alunos fazem meditação e têm encontros periódicos com psicólogos para orientação nos estudos e na escolha profissional. 

Resultados FIDE no Enem 2018

Estrutura

Além de ser reconhecida pela sua tradição e resultados, a FIDE possui ampla e moderna estrutura, com laboratórios e salas de aula climatizadas, biblioteca e áreas projetadas para atividades ao ar livre. A equipe pedagógica é composta por professores, coordenadores e diretores de renome, altamente capacitados e experientes. A escola oferece Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio.  

Formatura 

Para comemorar o fechamento dos ciclos de cada fase de ensino, a FIDE realizou ao longo de dezembro várias celebrações. No último dia 19 de dezembro foi a vez dos alunos do Ensino Médio se despediram da escola. Há um passo da faculdade, os estudantes receberam homenagens durante a formatura pelo desempenho estudantil ao longo do ano.

 

“É um evento muito importante, de muita felicidade para nós que somos pais. Ver mais uma etapa alcançada por ele, com muito crescimento, o prepara para a vida. Esse momento vai definir o destino profissional dele”, declarou César Martins, pai do formando João Lucas Lage Gonçalves que conquistou a medalha de prata na Olimpíada Itabirana de Matemática e a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências.

Orgulho das conquistas do filho, César Martins ressalta a estrutura da FIDE e o método de ensino como diferenciais para o desenvolvimento dos alunos. João Lucas estudou na escola desde o 5º ano do Fundamental I e com a nota do Enem vai tentar uma vaga no curso de Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

“A estrutura física da FIDE é muito boa e o ensino é atual. Os professores são atualizados e comprometidos, o que permite o desenvolvimento dos alunos. Todo o material didático disponibilizado e o método de ensino da Poliedro, são os mais atualizados e completos do Brasil. A assistência dos professores, somada à dedicação do João Lucas, foi fundamental para que ele tivesse sucesso”, completou César Martins.

Para Fernanda Pinheiro Reis, mãe da formanda Alice Pinheiro, a sensação é de dever cumprido ao ver a filha subir de beca no palco.

“É muito gratificante participar disto. Todos os momentos que passamos com as pessoas que amamos devem ser eternizados e comemorados. Estou muito alegre e muito feliz. Nós estamos transmitindo energias positivas não só para Alice mas para todos os colegas dela”, disse a mãe, que levou toda a família para festejar a conquista.

 Durante o discurso na cerimônia de formatura, a superintendente da FIDE, Marli Áurea da Mata Lacerda Lage, agradeceu o empenho de toda a equipe pedagógica e colaboradores, responsáveis pelo sucesso dos alunos. “Somos referência em educação graças ao trabalho desenvolvido no dia a dia”, destacou Marli.

Patrocinado/

MAIS NOTÍCIAS