Alunos do 5º ano da FIDE escrevem livro e contam como querem ser lembrados

Durante os cinco anos de estudos no Ensino Fundamental I, os alunos da FIDE tiveram acesso ao conhecimento que vai além dos livros.

Alunos do 5º ano da FIDE escrevem livro e contam como querem ser lembrados
Formandos emocionaram os pais e professores com suas apresentações – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Para comemorar o fechamento de mais um ciclo, a Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE) realizou na noite dessa terça-feira (10) a celebração de encerramento dos alunos do 5º ano do Fundamental I. Durante a cerimônia, marcada por muita alegria e emoção, os estudantes se despediram dos professores, que os acompanham há pelo menos cinco anos, e disseram como querem ser lembrados pelos colegas no futuro.

As lembranças foram eternizadas em um livro, no qual cada um dos mais de 30 alunos contam algumas experiências da vida escolar, momentos que os marcaram, e descreveram como querem ser lembrados. Durante a celebração, realizada nas dependências da FIDE, as crianças cantaram canções em português e inglês e fizeram homenagens a todas as pessoas que fizeram parte trajetória deles na Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

“É um momento muito emocionante. Quem está formando é minha sobrinha, Laurinha, que é como uma filha pra mim. É muito bom a gente poder fazer parte desses momentos. Ela nos escolheu para estar aqui. Então, é muito gratificante”, comentou pedagoga, Bruna Vieira, enquanto secava as lágrimas.

A pedagoga Bruna Vieira se emocionou durante a formatura da sobrinha Laura – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Para falar da saudade dessa fase da vida, experiência já sentida pelos adultos pelo menos uma vez na vida, os alunos cantaram “Era Uma Vez”, da cantora Kell Smith. Em seguida, as crianças se apresentaram com roupas de seus pais, dizendo frases por eles sempre ditas, como “vai estudar”, “vai tomar banho”, “se não estudar perde o celular”. A gargalhada foi garantida!

“Foi um ano bem gratificante, os alunos estão preparados para este novo desafio. O projeto do livro foi pensado para que eles deixem a lembrança do que vão levar de bom da educação infantil”, explicou a professora Janília da Conceição Duarte Pinto Coelho, que ministra as disciplinas de Português, Geografia e História no 5º ano.

“Eu gostaria de ser lembrada como uma menina legal, divertida, alegre, boa pessoa. Que tia Kátia, tia Rita, tia Lussandra, tia Jeane, tia Marlucia, tia Janília, tia Regina, tia Nelma, tia Ana, tia Cláudia não se esquecessem de mim, porque foram minhas melhores professoras. Sei que são todas do Ensino Fundamental I, mas nunca vou esquecê-las. Elas me ensinaram muitas coisas legais!”, contou a estudante Sofia Duarte Machado Lage.

Desenho e texto feitos pela aluna Sofia Duarte Machado Lage – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Seus pais, Gabriela e Fernando Lage, se encheram de orgulho. De tão emocionada, a mãe nem conseguia falar. Restou ao pai a missão de comentar sobre o encerramento de mais um ciclo da pequena Sofia.

“A celebração foi muito linda! As músicas muito bem ensaiadas. As fotos que foram passadas no painel nos fazem emocionar ao ver que eles começaram aqui tão pequenininhos e agora estão crescendo cada vez mais. Foi tudo maravilhoso! O tempo está passando muito rápido. A gente toma até um susto quando para pra pensar, ver essas fotos e a Sofia formando agora”, declarou Fernando Lage.

A aluna Sofia Duarte Machado Lage e sua família – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Novo ciclo

Durante os cinco anos de estudos no Ensino Fundamental I, os alunos da FIDE tiveram acesso ao conhecimento que vai além dos livros. Eles foram preparados para exercerem o importante papel das relações humanas com um olhar cidadão e a preocupação com os valores sociais. A partir de agora, inicia uma nova fase para essas crianças, com grandes desafios e aprendizados. Nos próximos quatro anos do Ensino Fundamental II, esses alunos serão desenvolvidos e preparados para o Ensino Médio.

cassino criptomoedas