Funcesi recebe R$400 mil para projeto de curso de medicina
Dinheiro será doado pela Prefeitura de Itabira
De acordo com o superintendente da Funcesi, Elvécio Brasil, o projeto de implantação é dividido em duas frentes: uma é formal, com entrega de documentação e aspectos técnicos no Ministério da Educação e Cultura (MEC); a outra é estrutural. Quando inspetores do Governo Federal vierem conhecer as instalações, a Funcesi terá que já ter montada toda a estrutura necessária para funcionamento do curso por três anos, inclusive com a contratação de professores.
O dinheiro da Prefeitura vai servir para suprir a parte de documentação e contratação dos técnicos que vão elaborar o projeto. Para a outra parte, a da estrutura, novas conversas vão ocorrer entre a Funcesi e o Poder Público, nas esferas municipal e estadual, além de uma proposta que vai ser feita à mineradora Vale. “A ajuda do município é muito importante, tanto na questão do apoio financeiro quanto na união política. A gente sabe que seria muito mais difícil para a Funcesi conquistar apoios se fosse pedir sozinha”, comentou o superintendente.
Segundo Elvécio, boa parte dos requisitos estruturais a Funcesi já possui, por causa dos outros cursos na área de saúde que a instituição oferece, que são fisioterapia, farmácia, enfermagem e biomedicina. Para o superintendente, será necessário apenas ampliar alguns setores, como laboratórios, salas de aula e biblioteca. Ambulatórios precisarão ser construídos. “Aqui em Itabira já temos um sistema de saúde bem constituído que vai nos permitir desenvolver o projeto do curso. Tem o (hospital) Carlos Chagas que a gente (Funcesi) já administra, o Nossa Senhora das Dores que é um parceiro e a rede de PSFs (Programa Saúde da Família). Então, é só adequar a escola mesmo”, frisou.
Os vereadores elogiaram o projeto de subvenção da Prefeitura. Paulo Chaves (PSDB), Élson Sá (PMDB), José Celso de Assis (PR), Tião da Antena (PP), Martha Mousinho (PTN), Solimar Silva (PSDB), Ilton Magalhães (PR) e o presidente da Casa, Tãozinho Leite (PP), disseram que o curso de medicina é um sonho que, se realizado, vai consolidar ainda mais a cidade como um pólo educacional e beneficiar toda a região.