O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), publicou edital para concurso destinado à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). As inscrições ocorrerão entre 23 de setembro e 4 de outubro.
O valor da inscrição é de R$ 65. Os candidatos devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será a primeira etapa do processo seletivo, conforme a Nota Oficial da Seplag/FJP. É possível fazer as inscrições por meio do site concurso.fundacaocefetminas.org.br.
Serão oferecidas 40 vagas, com respeito às reservas legais. Após a habilitação documental na segunda etapa, os aprovados participarão do curso de graduação em Administração Pública, promovido pela Escola de Governo da FJP. O curso, que possui duração de quatro anos e é reconhecido pelo Ministério da Educação, é gratuito e oferece bolsa de estudos mensal de um salário mínimo.
Os bacharéis em Administração Pública receberão o título de administradores públicos e poderão ser nomeados para cargos de EPPGG no Executivo estadual, desde que cumpram os requisitos legais. As principais atribuições dos EPPGG incluem formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, planejamento financeiro, administração orçamentária e modernização da gestão.
A remuneração inicial para o cargo de EPPGG, nível 1, grau A, pode chegar a aproximadamente R$ 5.468,07, considerando o vencimento básico e a Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI).