Governo de Minas distribui material com alerta para uso correto de lareiras

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), iniciou, nesta sexta-feira (1º), a distribuição de um cartaz com orientações para o uso correto de lareiras e de uma cartilha com alerta quanto aos riscos do monóxido de carbono no organismo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Setur, Corpo de Bombeiros, Secretaria de […]

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), iniciou, nesta sexta-feira (1º), a distribuição de um cartaz com orientações para o uso correto de lareiras e de uma cartilha com alerta quanto aos riscos do monóxido de carbono no organismo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Setur, Corpo de BombeirosSecretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e o Sindicato e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e visa fornecer informações aos hóspedes, funcionários e proprietários dos estabelecimentos sobre os riscos do monóxido de carbono.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, salienta que a medida visa prevenir a contaminação por monóxido de carbono. “Estamos iniciando a alta temporada turística mineira – outono / inverno – quando a procura por meios de hospedagem localizados em regiões montanhosas aumenta consideravelmente. No entanto, o Governo de Minas pretende orientar não somente os turistas, mas o cidadão mineiro sobre a forma segura e correta de utilizar equipamentos que possam representar algum risco”, afirma.

O material

O material está sendo enviado, inicialmente, por correio eletrônico para aproximadamente 2,5 mil meios de hospedagem de todo o Estado. Os proprietários dos empreendimentos serão orientados a compartilhar o cartaz e a cartilha com todos os funcionários e hóspedes, afixando-os em locais de visibilidade e de acesso facilitado.

O conteúdo técnico do material foi elaborado pelo Corpo de Bombeiros. O cartaz contém dicas como a necessidade de correntes de ar em ambientes fechados e desobstrução da chaminé e utilização de álcool para acender o fogo, entre outras. Já a cartilha, contém informações como tipos de envenenamento por monóxido de carbono, formas de prevenção, sintomas mais comuns, como proceder nestes casos e como ajudar a proteger a comunidade.

Ainda no mês de abril, o Governo de Minas reforçará esta ação de prevenção e enviará o material impresso a todos os meios de hospedagem de Minas Gerais.

Clique aqui para baixar o cartaz com orientações para o uso correto de lareiras (arquivo PDF)

Clique aqui para baixar a cartilha com alerta quanto aos riscos do monóxido de carbono no organismo(arquivo PDF)