Grupo Especial fala sobre preocupação em retorno de aulas presenciais em Monlevade

A reunião destacou a preocupação em retomar atividades presenciais. Aulas serão mantidas por enquanto no sistema on-line e retornam dia 1º de março

Grupo Especial fala sobre preocupação em retorno de aulas presenciais em Monlevade
Foto: Divulgação

Na tarde dessa quinta-feira (18), o Grupo Especial de Trabalho da Prefeitura de João Monlevade realizou mais uma reunião on-line. O grupo tem como objetivo avaliar e estudar o sistema de educação durante o período da pandemia do coronavírus e elaborar protocolos de orientações para quando acontecer o ensino híbrido. O tema “retorno às aulas presenciais” foi pauta.

Nesse encontro, conduzido pela secretária Municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, participaram representantes de escolas estaduais, municipais, além das particulares e de profissionais ligados à rede municipal de Saúde bem como do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Monlevade (Sintramon). Durante a reunião, ficou definido que as aulas on-line serão mantidas por enquanto na rede municipal e iniciam no dia 1º de março.

Cautela

Para Maria do Sagrado, o momento é difícil e muito complicado para o retorno seguro às aulas presenciais. Para ela, é preciso muita cautela e aguardar um pouco mais o andamento da pandemia. Ela explica que os dados da Vigilância em Saúde (Visa), apontam que apesar do número de contágio ser menor que em outros períodos, há um número crescente de óbitos. “Temos que ter zelo pela vida”, defende a secretária.

Dados municipais

De acordo com Maria do Sagrado, a Educação municipal possui hoje 840 funcionários nas 16 unidades municipais de ensino, além de aproximadamente 6.300 alunos matriculados (dados podem alterar por conta do fechamento das matrículas de 2021 que não foram contabilizados até o momento).  Porém, com a pandemia, há um quadro com 35% de servidores com comorbidades ou acima de 60 anos e que não podem se deslocar para o trabalho nas escolas.

O conteúdo continua após o anúncio

Reformas

Durante a reunião, Maria do Sagrado explicou que servidores do setor de Obras do município têm visitado as unidades escolares para verificar custos das reformas emergenciais.

Reuniões

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação tem feito reuniões com os gestores municipais em pequenos grupos para discussão das propostas, para uma possibilidade futura de atendimento no formato híbrido (ensino virtual e presencial).

Grupo de Trabalho

A criação do Grupo de Trabalho é uma orientação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Secretaria Estadual de Educação. Integram o grupo membros das secretarias de Educação, Saúde, Vigilância em Saúde (Visa) e da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, secretarias municipais de Obras, de Fazenda e de Planejamento, além de representantes das escolas estaduais, da rede privada, da Vigilância Sanitária, de profissionais e de trabalhadores da Educação além do Sindicato dos Trabalhadores da rede municipal (Sintramon).

*Release enviado pela Prefeitura de Monlevade

<

MAIS NOTÍCIAS