Grupo Família Pires promove treinamento de primeiros socorros e convida palestrante para ressaltar a importância dos EPI’s

Com uma programação diversa e totalmente focada em seus colaboradores, o evento vem para somar ao “Dia da Segurança do Trabalho”

Grupo Família Pires promove treinamento de primeiros socorros e convida palestrante para ressaltar a importância dos EPI’s
Fotos: DeFato Online

Durante a semana, entre os dias 7 a 10 de maio, o Grupo Família Pires está promovendo a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Nesta terça-feira (7), mais de 80 funcionários participaram de um treinamento de primeiros socorros em parceria com a Ecolabore, empresa especializada em segurança do trabalho.

No decorrer da ação, os funcionários foram orientados sobre como prestar os primeiros socorros em ocorrências de engasgo – realizando a manobra de Heimlich – e também como agir em situações de cortes ou queimaduras.

Somente em 2023, dados do INSS apontaram 603.825 mil acidentes e 2.694 óbitos relacionados ao trabalho no Brasil, o que atesta a importância de cuidar da saúde no trabalho. Dawisson Assis Lage, diretor do Grupo Família Pires, comentou sobre a ação desenvolvida: “É uma obrigação que a empresa tem de fazer [realizar a Sipat], mas muito mais que isso, é um cuidado e uma responsabilidade de cada um. Esse é o primeiro evento que nós vamos ter até o final do ano, para a comemoração dos 85 anos. Temos que comemorar e aproveitar para crescermos juntos”, disse.

Dawisson Assis Lage, diretor do Grupo Família Pires

Além do treinamento de primeiros socorros, os colaboradores também ouviram um emocionante depoimento de Rogério Alves, itabirano que sofreu um grave acidente de trabalho por não utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI). Ele lesiou a medula e perdeu o movimento das pernas.

“Estava trabalhando em uma altura de mais ou menos de 4 ou 5 metros. Confiante em executar um trabalho que já realizava quase todos os dias, subi sem o EPI. Um colega que estava comigo avisou que onde eu estava, havia uma telha quebrada. Sabe quando a pessoa fala assim: “não pisa” e você pisa?! Foi aí que sofri a queda. Fiquei desesperado porque a dor era muito forte”, disse Rogério.

Rogério Alves

O palestrante revelou que enfrentou momentos muito desafiadores, mas conseguiu superar através da sua fé. Rogério completou dizendo que, com muita persistência, segue evoluindo em seu tratamento para recuperar os movimentos do corpo.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Com uma programação diversa e totalmente focada em seus colaboradores, o evento vem para somar ao “Dia da Segurança do Trabalho” – marcado no último dia 28 de abril – em conjunto ao recém celebrado “Dia do Trabalhador”, ocorrido no último dia 1º de maio. A semana de atividades também iniciou as comemorações dos 85 anos do Grupo Família Pires, fundado em 1939 em Santa Maria de Itabira, e que se tornou um das maiores e mais importantes organizações empresariais da região.

Galeria de Fotos