Fé, cultura e entretenimento se unem no 231º Jubileu do Bom Jesus do Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro

Atração principal da tradicional cavalgada é a dupla João Bosco e Vinícius

Fé, cultura e entretenimento se unem no 231º Jubileu do Bom Jesus do Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro
Dupla João Bosco e Vinícius se apresenta em Conceição do Mato Dentro no dia 16 de junho – Divulgação

Uma das maiores festas da região de Conceição do Mato Dentro e um dos eventos religiosos mais tradicionais do estado de Minas Gerais, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos chega à sua 231ª edição em 2018. A programação se estende entre os dias 13 e 24 de junho e traz shows, rodeios, feiras típicas e, claro, muita religiosidade. A atração principal neste ano é a dupla João Bosco e Vinícius, que se apresenta no dia 16, na festa de recepção aos cavaleiros.

Conceição do Mato Dentro começa a sentir o Jubileu quando as barraquinhas começam a ser montadas na rua Prefeito Jose Pires Carneiro, que fica entre a avenida principal da cidade e a igreja Bom Jesus Matosinhos. São comerciantes de vários lugares do Brasil que trazem produtos da China, panelas, roupas, utensílios domésticos e o famoso kit de cinco pares de meias por R$ 10. Produtores locais também aproveitam para alavancar as vendas.

Benção dos cavaleiros é ponto alto do Jubileu – Foto: DeFato

O dia de maior movimento do jubileu é o primeiro sábado, que neste ano cai no dia 16 de junho. Durante o dia, milhares de cavaleiros, que saem de diversas cidades, alguns até de outros estados, transitam pela cidade carregados de fé, muitos até pagando promessas. Eles se reúnem no Curral de Leilões, na entrada da cidade, e de lá descem a rodovia MG-010, passam pela avenida Juscelino Kubitschek e seguem até o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos.

No adro da igreja, de uma parte mais alta, os padres jogam água benta e abençoam os cavaleiros que por ali passam. Esses, por sua vez, tiram o chapéu em sinal de reverência. Diferente do ano passado, que a benção foi realizada no sábado e domingo, em 2018 foi definido apenas o sábado (16) para a benção.

Cavalgada

Também no dia 16 acontece a tradicional Cavalgada do Jubileu. Para esta data, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro já confirmou dois grandes shows que prometem agitar a cidade. A consagrada dupla João Bosco e Vinícius estará presente. Outra atração que promete surpreender o público é a cantora Bruna Viola. A artista mato-grossense soma mais de 1 milhão de seguidores no Facebook e quase 18 milhões de visualizações em seu canal do Youtube.

Nova área

Este ano, o evento vai acontecer em sua maior parte na área do aeroporto. Segundo a secretária municipal de Turismo, Rejane Ottoni, o espaço permite receber melhor a população local e os turistas. “O jubileu do ano passado serviu para testarmos essa área, e deu muito certo. Chegamos a receber mais de 20 mil pessoas em um único dia de festa, com uma megaestrutura e sem nenhuma ocorrência grave”, comenta. A secretária se diz muito animada para a festa deste ano, já que a programação “está em alto nível”.

Forró do Campo

O tradicional Forró do Campo neste ano se transforma em “Forró do Campo da Aviação”, como brinca o próprio organizador da festa, Léo Batista. A festa deixa de ser realizada no estádio Juvêncio Guimarães e também muda para a área do aeroporto. Segundo o produtor, foram levados em conta vários fatores para a alteração. “Na área do aeroporto poderemos oferecer uma estrutura melhor e com estacionamento mais amplo. Também discutimos em reunião com a prefeitura que afastar a parte religiosa das atrações artísticas é uma boa proposta. Na nova área poderemos fazer um camarote diferenciado, com Djs e quem sabe um open bar”, indica.

O Forró do Campo acontecerá entre os dias 21 e 24 de junho, sendo que no primeiro dia, 21, a entrada é gratuita. A programação já está definida:

– Quinta, dia 21:  Milionário & Marciano com o show ‘Lendas’;

– Sexta, dia 22: Vila Bagagge e Trio Boca Quente;

– Sábado, dia 23: George Henrique & Rodrigo e Trio Safadin;

– Domingo, dia 24: Renan & Rafael e Dimas e seus teclados.

E mais

Outra atração bastante esperada do Jubileu de Conceição, e que é gratuita, é o rodeio, que acontece na noite do dia 21, e durante a tarde nos dias 22 e 24. Espetáculo à parte são os narradores. E, segundo a Prefeitura, que é a responsável por essa atração, neste ano há possibilidade de acontecer com diferentes narradores a cada dia. Entre os cotados e em negociação estão: Marcos Brasil, Pesadão, Gleydson Rodrigues e o Cuiabano Lima.

Programação religiosa

A programação religiosa do 231º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos conta com muitas missas e celebrações. Os atos no Santuário acontecem do dia 13 a 24 de junho.

cassino criptomoedas