A queixa de nariz entupido é muito frequente entre os brasileiros. O desvio do septo nasal é uma das principais causas, afetando quase 80% da população no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl).
O septo nasal é uma estrutura composta por osso e cartilagem, que divide o nariz em duas metades, além de fazer parte importante da sustentação do arcabouço nasal. Existem vários graus e formatos de desvio. Em alguns pacientes, só é visto por dentro do nariz e, em outros, conseguimos ver tortuosidade também no formato externo do nariz (famoso “nariz torto”).
A correção cirúrgica do desvio de septo obstrutivo é de grande importância para a qualidade de vida, com melhora da respiração, roncos, dores de cabeça, sinusites e infecções de garganta recorrentes, além de auxiliar no desempenho físico, memória e concentração.
Hoje, é cada vez mais crescente a busca da cirurgia de correção do septo associada à cirurgia estética nasal. A conhecida RINOPLASTIA é indicada tanto para a correção de imperfeições estéticas, bem como para os tratamentos funcionais (queixas obstrutivas), ajudando os pacientes a respirar melhor e deixando o nariz em harmonia com a face.
Para avaliação cirúrgica são necessários: exame clínico minucioso (observação e palpação de todo arcabouço nasal), medições, estudos fotográfico e tomográfico, além do exame endoscópico do nariz.
Existem diversas técnicas de rinoplastia que, sozinhas ou combinadas entre si, são escolhidas para atender às necessidades de cada paciente. Conforme o objetivo cirúrgico, podemos fazer modificações na arquitetura da ponta e dorso do nariz, base alar/abertura das narinas, entre outros, respeitando sempre a harmonia da face, sustentação do nariz e a funcionalidade (respiração).
A idade mínima ideal para fazer o procedimento é após 17 anos, faixa etária em que as estruturas ósseas da face estão quase completamente formadas, sofrendo pouquíssimas alterações no futuro. Em alguns casos selecionados, podemos fazer a abordagem antes dessa idade.
O resultado da rinoplastia é definitivo e geralmente a cicatrização se completa entre 6 meses a 1 ano após a cirurgia. Já o resultado final ocorre entre 1 e 2 anos de procedimento. O nariz “belo” é aquele que além de harmônico na face também respira bem! Você está satisfeito com o seu nariz?
Dra. Ana Luiza Costa Lage Gomes é otorrinolaringologista. CRM/MG 63.561 / RQE 45237
O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.