Histórias da Comunidade apresenta Rosa Maria: estudante de Senhora do Carmo pode conquistar intercâmbio internacional

Rosa está participando da segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento

Histórias da Comunidade apresenta Rosa Maria: estudante de Senhora do Carmo pode conquistar intercâmbio internacional
Foto: Leni Moura/DeFato

Neste episódio do quadro Histórias da Comunidade, você vai conhecer a trajetória de Rosa Maria Agostinho, aluna da Escola Estadual Antônio Martins Pereira, localizada no distrito de Senhora do Carmo, em Itabira. Dedicada aos estudos desde a infância e sonhando em se tornar advogada, Rosa conquistou um feito importante: ela foi selecionada para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que pode levá-la a cursar parte do Ensino Médio no exterior com bolsa integral. O resultado da seleção está previsto para o mês de agosto.

O programa, que chega à segunda edição, é voltado para estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral da rede pública. A iniciativa oferece a oportunidade de viver um ano de intercâmbio em países como Canadá, Uruguai, África do Sul e Austrália. Para participar, é necessário cumprir critérios como desempenho escolar, frequência e participação nas atividades propostas.

Rosa, não esconde a ansiedade e a vontade de representar a comunidade. “Quero que as pessoas olhem para mim e sintam que também podem sonhar. Quero inspirar outros alunos a estudar, porque isso muda vidas”, disse a jovem, que tem preferência por Portugal ou Argentina, mas garante que qualquer país será bem-vindo.

Sobre o projeto

Segundo Joel Pereira, superintendente regional de Ensino de Nova Era, a experiência busca ampliar horizontes e garantir uma formação cultural mais ampla aos jovens. “O estudante faz o segundo ano do Ensino Médio fora do país e retorna para concluir os estudos aqui, trazendo vivências que transformam a escola e a comunidade”, explica.

Para a diretora da escola, Mariluce Condessa, a classificação da aluna é motivo de orgulho. “É a prova de que uma escola localizada em zona rural também oferece educação de qualidade. Rosa sempre foi dedicada e conta com o apoio da família, o que fez toda diferença”, afirmou.

Este conteúdo mostra como a educação pública pode ser transformadora para novas oportunidades e como histórias como a de Rosa fortalecem o desejo de ir além. Agora, resta aguardar a fase final do processo: o resultado da seleção está previsto para o mês de agosto.