Historinhas itabiranas: atleta de 13 anos joga torneio de futebol em Portugal

O itabirano Mateus Lage Duarte disputou torneio internacional pelo Cruzeiro Experience

Historinhas itabiranas: atleta de 13 anos joga torneio de futebol em Portugal
Mateus pôde sentir a energia da torcida Máfia Azul em Portugal. Foto: Arquivo pessoal

O atleta itabirano Mateus Lage Duarte competiu no SUB-13 do Cruzeiro Experience no torneio internacional da Ibercup. O menino de apenas 13 anos esteve em Portugal entre 12 e 22 do último mês e jogou pelo time do Cruzeiro Experience. 

Mateus teve a oportunidade de treinar no estádio da Luz do Centro de Treinamento (CT) do Benfica, considerado o melhor CT infantil do mundo. “Foi uma experiência incrível. Estar fora do país para jogar futebol pelo meu time do coração, o Cruzeiro, foi muito legal mesmo”, contou o atleta.

O menino começou a jogar bola muito cedo: aos quatro anos de idade. Após passar por treinadores de referência em Itabira, como Sacolinha e Mauricinho, passou no teste do Cruzeiro Experience e joga pelo time atualmente. 

Outra cultura

O atleta conta que o clima mais frio contribuiu para sua performance. Os detalhes de um estádio de qualidade também chamaram a atenção: “O tapete da Europa é outro diferencial porque é retinho, não tem buraco”. Além disso, Mateus conta que precisou prestar atenção nos ventos, que mudavam a direção da bola. 

Ronaldo Fenômeno é um dos ídolos do pequeno atleta itabirano. Foto: acervo pessoal

Além do estádio do Benfica, Mateus e sua família também fizeram uma tour pelo estádio do Sporting. Puderam, ainda, conhecer alguns pontos turísticos de Portugal, como a Torre de Belém e a vila de Nazaré.

A mãe, Kelly Lage Ferreira Duarte, nota a importância que uma oportunidade como essa tem não só para pequenos atletas como para suas famílias: “Uma cultura assim é realmente inesquecível. Nossa família toda acompanhou e foi incrível! E ele está sentindo que o seu desenvolvimento foi espetacular”, celebra. 

Para Mateus, um dos momentos marcantes do jogo foi a torcida da irmã caçula Marina. Foto: Acervo pessoal