Igreja do Bom Jesus em Ouro Preto inicia processo de restauração após uma década de fechamento

Obras de recuperação estrutural contam com intervenções no muro e na preservação dos elementos artísticos do templo histórico

Igreja do Bom Jesus em Ouro Preto inicia processo de restauração após uma década de fechamento
Igreja fechada há 10 anos será restaurada. Foto: Pascom Paróquia do Nossa Senhora do Pilar

A Igreja do Bom Jesus, localizada no bairro Cabeças em Ouro Preto, começou sua restauração após quase dez anos fechada. O evento de início das obras ocorreu no adro da Igreja e contou com a presença do Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Luiz, além de autoridades locais e membros da comunidade.

A restauração terá início com a recuperação estrutural do prédio, considerada a etapa mais urgente. Este trabalho está previsto para durar aproximadamente 18 meses. Após a conclusão desta fase, serão realizadas obras de contenção do muro ao lado da capela e, finalmente, a restauração dos elementos artísticos da Igreja.

A Igreja do Bom Jesus, também conhecida como “Capela dos Santíssimos Corações, São Miguel e Almas e Senhor do Bom Jesus de Matozinhos”, foi construída e ornamentada entre 1761 e 1797. A portada da Igreja é destacada pela representação do arcanjo São Miguel, atribuída ao artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.

A Arquidiocese de Mariana expressou satisfação com o início dos trabalhos e com a preservação deste patrimônio artístico e religioso.