Igrejas poderão voltar a receber fiéis em Itabira a partir de 20 de julho

Decreto com a liberação foi publicado nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial do Município

Igrejas poderão voltar a receber fiéis em Itabira a partir de 20 de julho
Igrejas poderão voltar a receber fiéis – Foto: Paróquia Nossa Senhora da Saúde
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura de Itabira autorizou a retomada de celebrações com público em templos religiosos a partir do dia 20 de julho. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Município, e inclui uma série de medidas que deverão ser adotadas pelos responsáveis de cada igreja. O limite máximo de público, segundo determinado pelo governo, é de 30 pessoas, respeitando distanciamento mínimo de 2 metros quadrados.

Os templos religiosos deverão, logo na entrada, conter avisos e informações sobre a quantidade máxima de pessoas permitidas durante as celebrações. A entrada dos fiéis deverá ser controlada e todos deverão ter a temperatura aferida. Aqueles que apresentarem febre (acima de 37 graus) não poderão participar do ato. É obrigatório o uso de máscara.

Todo o templo religioso terá de ser higienizado antes e depois de cada celebração com a limpeza habitual e desinfecção dos ambientes e bancos com água sanitária (2% a 2,5%) diluída em água ou álcool a 70%. Além disso, os líderes religiosos terão de disponibilizar álcool em gel aos frequentadores e colocar tapetes sanitizantes ou panos de chão umedecidos com água sanitária a 1% (hipoclorito de sódio) nas entradas das igrejas.

Está terminantemente proibido a participação de pessoas consideradas grupos de risco nas celebrações. Bebedouros, suportes para água benta e banheiros estão vetados. De acordo com o decreto, as atividades não poderão ultrapassar o período de uma hora.

Os líderes religiosos terão de procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para agendar uma vistoria na igreja antes da reabertura. O descumprimento das regras contidas no decreto poderão acarretar em cassação do alvará de funcionamento e/ou fechamento imediato do estabelecimento pela autoridade competente.

Clique aqui e veja o decreto na íntegra!

Igrejas Católicas

Apesar da autorização do município para o funcionamento de templos com até 30 participantes, a Igreja Católica possui um decreto específico, emitido no fim do mês passado pelo bispo Marco Aurélio Gubiotti. Segundo o documento, nos primeiros 15 dias após a reabertura, as igrejas só poderão receber até 10 fiéis. Esse número será aumentado progressivamente dentro de uma escala elaborada pelo bispado.

Além disso, cada paróquia terá que escolher apenas duas igrejas para serem reabertas. A participação dos católicos é definida por meio de agendamento junto às secretaria de cada paróquia.

cassino criptomoedas