Inovação a favor do produtor rural em São Gonçalo do Rio Abaixo

Programa Campo Fértil + Leite é celebrado pelos produtores da cidade

Inovação a favor do produtor rural em São Gonçalo do Rio Abaixo
Prefeito Antônio Carlos destacou a alegria de cumprir mais uma ação em seu plano de governo – Fotos: Cíntia Araújo/DeFato Online

O produtor rural de São Gonçalo do Rio Abaixo tem muitos motivos para comemorar. Além do sucesso da 2ª Semana do Produtor Rural, que se encerra neste domingo, 18, foi lançado na sexta-feira, 16, o programa Campo Fértil + Leite. Por meio deste programa, a Prefeitura irá fazer a doação de embriões de prenhezes da raça Girolando a cada produtor cadastrado na cidade. Desta forma, será garantido um gado de qualidade, geneticamente melhorado, e com maior capacidade de produção de leite.

Produtores acompanham lançamento do programa que incentiva a produção rural na cidade

O lançamento foi no Parque de Exposição da cidade. Com ampla infraestrutura, os mais de 100 produtores presentes puderam conhecer destalhes da ação. Além dos embriões de gado de extrema qualidade, o programa Campo Fértil + Leite garante ao produtor o acompanhamento veterinário e todo suporte técnico até o nascimento da bezerra. Para tanto, os interessados deverão realizar cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura. O prefeito Antônio Carlos (PDT), assinou o contrato junto à empresa Fertplan, especializada em reprodução animal, e também à Via Verde, empresa de agroconsultoria.

Fertilização In Vitro

Os óvulos que irão dar origem às bezerras serão retirados de vacas com lactação superior de 5000 kg. A partir daí será feita a fertilização artificial em laboratório, utilizando sêmens de touros melhoradores. O embrião então será transferido para as vacas dos produtores rurais de São Gonçalo do Rio Abaixo. Espera-se assim melhorar a lucratividade de cada rebanho, entregando uma genética de confiança e, consequentemente, permitir a ampliação da renda do produtor rural.

Contudo, o programa vai além da fertilização. Cada produtor terá acompanhamento técnico individual, com análise do rebanho, da pastagem, do ambiente rural e ainda, da alimentação ofertada ao gado. Um ponto frisado por Antônio Carlos é que, conforme contrato firmado, as crias devem ser fêmeas, ou seja, bezerras. “Queremos incentivar a produção de leite de cada produtor. Caso nasça um macho, repetiremos o processo pois queremos fomentar a economia para cada um”, explicou o prefeito. O chefe do Executivo ainda pediu o empenho de cada produtor rural no processo. “Plantamos apenas a semente. É preciso que cada produtor tenha consciência dos cuidados necessários para o sucesso desta ação. Estamos trabalhando firme para melhorar as matrizes da produção rural”, destacou Antônio Carlos.

Incentivo que precisava para alavancar produção

O casal Dimas e Maria querem aumentar em mais de 80 litros a produção de leite em sua propriedade

Os produtores rurais presentes se mostraram empolgados com a novidade. O casal Dimas Gonçalves Figueiredo e Maria do Perpétuo Socorro Pessoa Figueiredo, são produtores de leite da cidade. Atualmente, a capacidade do rebanho deles é de 170 litros ao dia. “Com todo esse apoio, vamos chegar a 250 litros, 300 litros. O apoio que a gente já tinha só vem melhorando”, opinou Dimas.

Opinião semelhante tem Marciano Dias Lacerda. Ele herdou o negócio do pai, que sempre sonhou em melhorar a genética de produção do seu rebanho. “Meu pai morreu sem ver isso. Vou realizar o sonho dele, que passou a ser meu, com a ajuda da Prefeitura. É muita alegria pra gente”, disse. Marciano estava acompanhado da filha, Isadora Lacerda, de sete anos. Ela ajuda o pai a lidar com o rebanho e disse que quer continuar com o negócio da família. “Agora, mais do que nunca, será possível. Se hoje tiro 80 litros de leite por dia, com esse programa o céu é o limite. Minha filha verá que dá lucro e vai continuar com os negócios”, vibrou o produtor.

Marciano vê no programa a realização do sonho do pai e a continuidade do negócio pela filha

O vereador e produtor, Kito Bicalho (PSDB) reforçou o entusiasmo de todos os presentes. “Enquanto vereador, foi uma honra contribuir, aprovando o projeto na Câmara Municipal. Como produtor rural, vejo que a qualidade do que já produzimos só vai aumentar. A atividade rural aqui em São Gonçalo veio bem antes da mineração. Por isso é importante valorizar os nossos produtores, que também movimentam a economia da cidade”, declarou Kito.

O prefeito Antônio Carlos vibrou com a receptividade do programa. “Peguei meu plano de governo e fico muito satisfeito em ver mais uma ação concretizada. Tenham a certeza que enquanto eu estiver à frente da Prefeitura, buscarei sempre o melhor para essa área que amo, que é o do empreendedorismo rural. Dizem que invento moda, mas as modas que invento, tenham certeza, eu dou conta”, enfatizou Antônio, que foi aplaudido pelos presentes.