Internos do Lar dos Idosos de Fabriciano são testados para a Covid-19

O lar abriga atualmente 25 idosos, que estão isolados desde o início da pandemia.

Internos do Lar dos Idosos de Fabriciano são testados para a Covid-19
Foto: Divulgação/Secom/PMCF

A Prefeitura de Coronel Fabriciano realizou ontem (28), testes rápidos em todos os internos do Lar dos Idosos. Todos testaram negativo para o novo coronavírus. Os testes utilizados são os sorológicos, que  usam amostras de sangue, soro ou plasma capazes de detectar anticorpos produzidos pelo próprio organismo do paciente em resposta à infecção pela doença, chamados de IGM e IGG.

O lar abriga atualmente 25 idosos, que estão isolados desde o início da pandemia. Letícia Godinho, secretária de Governança de Assistência Social, lembra que os idosos compõem a faixa de maior risco de agravamentos por coronavírus.

“Nossa preocupação é proteger a população mais vulnerável de ser acometida pela doença, porque geralmente, são pessoas portadoras de comorbidades”, ponderou.

Protocolo

Para proteger o Lar dos Idosos, a Prefeitura adotou um protocolo especial com os servidores. Foram alteradas as diretrizes de funcionamento e montada uma equipe multidisciplinar de apoio. Todas as visitas e atividades externas foram suspensas, evitando o contato dos idosos com pessoas de fora.

Com apoio da Secretaria de Governança da Saúde, todos os profissionais foram testados. No dia-a-dia, os servidores passam por capacitações rotineiras e recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o trabalho. Os servidores também são orientados e capacitados para lidar com aspectos psicológicos, como o sentimento de isolamento provocado pela pandemia, transmitindo lições de carinho e cuidado.

“É fundamental que não apenas todos os esforços de proteção aos idosos sejam implementados, mas que as pessoas idosas tenham um sentimento de proteção”, afirmou Letícia Godinho.