Site icon DeFato Online

Intervenção na rua Valdemar de Alvarenga Lage tem primeira fase concluída

Rua Valdemar de Alvarenga Lage

Foto: Prefeitura de Itabira

Nesta segunda-feira (21), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o secretário de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), Maciel Paiva e a Diretora-Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo, estiveram com os moradores da rua Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage, no bairro Água Fresca,  para debater sobre a obra de execução da nova rede de água e esgoto e também do recapeamento asfáltico do local.

 

Neste momento, a obra teve apenas a primeira etapa concluída, com a substituição das redes de esgoto e água, que estavam envelhecidas e com problemas frequentes. Há cerca de um mês atrás a prefeitura notificou a finalização da intervenção na região, contudo as obras passaram por atraso.

Segundo a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo, ao todo foram 900m de extensão, ou seja, cerca de 60 instalações trocadas pelo Saae. O processo de recapeamento (substituição da malha asfáltica) não foi iniciado, o que ainda impede a liberação completa do trânsito na região. 

A nova infraestrutura seria entregue à comunidade em janeiro deste ano, porém, devido às fortes chuvas o andamento das atividades ficou comprometido. Dessa forma, segundo o corpo técnico envolvido, a previsão de término das intervenções é de um mês, 21 de março, considerando o período de estiagem.

Contudo, a segunda e próxima etapa consiste na substituição total dessa malha asfáltica. De acordo com o secretário Maciel Paiva, será feito o recapeamento e pintura horizontal: “É uma rua de extrema importância para o bairro Água Fresca, além de outros bairros como o Gabiroba”.

O prefeito Marco Antônio Lage pontuou que a visita foi importante para apresentar o cronograma de conclusão da obra aos moradores e para manter o diálogo com a população local: “Vamos entregar em breve à comunidade uma rua nova depois de tanto transtorno”, destacou. 

Resolução

Conforme informações da Prefeitura, os moradores relataram que o problema da rua Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage era antigo e que se arrastava por mais de 40 anos. Durante esse tempo, as pessoas sofreram com o mau cheiro causado pelos frequentes entupimentos da rede de esgoto e com os inúmeros buracos causados pelo desgaste do asfalto.

Segundo o relato do morador Wenderson Vieira (Dj Miro) as obras foram importantes para minimizar os desconfortos: “Em frente a minha casa tinha o mau cheiro, resultado da mistura de água e esgoto. Sem contar com os buracos. Hoje, com a troca de toda a rede,  nós já conseguimos perceber a diferença(…)”.

Além da Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage, o Saae e a SMOTT já estão programadas para atender à rua José Isidoro, no bairro Vila Piedade, e as ruas Vinte e Três, Vinte e Quatro e Dezenove, no bairro Colina da Praia. Estas receberão avaliação a respeito da rede de água e esgoto e também cobertura asfáltica.


Exit mobile version