Ipatinga recebe equipe especial do Exército para trabalhos de desinfecção

Grupo com 70 membros do Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada (EsIE), localizados no Rio de Janeiro, ficará alojado no estádio Ipatingão

Ipatinga recebe equipe especial do Exército para trabalhos de desinfecção

Um grupo de militares do Exército Brasileiro, do Comando da 4ª Região Militar, de Belo Horizonte, esteve na manhã de quinta-feira (6) na Prefeitura de Ipatinga, para discutir junto a autoridades do município locais a serem atendidos por uma ação de desinfecção. A iniciativa visa conter a propagação do novo Coronavírus e será desenvolvida nos próximos dias.

Dessa forma, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Governo, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Desinfecção exército

Os locais a serem atendidos foram estudados nesta quinta-feira em reunião com representantes de várias secretarias municipais. Assim, o encontro ocorreu após um contato prévio do Exército com a secretária de Saúde do município, Érica Dias. Nesta ocasião, foi relato que a ação de sanitização vem sendo realizada em algumas cidades do país com maior prevalência de casos da doença.

O conteúdo continua após o anúncio

Dessa forma, após a reunião, foram visitados vários locais que normalmente recebem maior concentração de pessoas e que poderiam ser desinfectados. Ainda, a equipe designada para atuação no município contará com cerca de 70 militares, oriundos do 1° Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada (EsIE), localizados no Rio de Janeiro, que ficarão instalados nas dependências do estádio João Lamego Netto (o Ipatingão).

Processo

Durante o trabalho de desinfecção, com o uso de EPIs e trajes especiais, é aplicado quaternário de amônio, que tem durabilidade e eficácia de limpeza e desinfecção de até sete dias no ambiente. Além disso, neste período também será ofertada a servidores municipais uma capacitação para o procedimento.

De acordo com o major Márcio Wagner Dias Ferreira, a parceria com a Prefeitura de Ipatinga é mais uma iniciativa do Ministério da Defesa, em sintonia com estados e municípios, no combate ao Coronavírus. “Continuamos planejando o emprego de nossas tropas em benefício da sociedade. Não medimos esforços para diminuir os números da pandemia da Covid-19”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS