Ipatinga vacina pessoas de 64 e 65 anos; confira o cronagrama

Além do público de 64 e 65 anos, a Prefeitura de Ipatinga intensificará a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus

Ipatinga vacina pessoas de 64 e 65 anos; confira o cronagrama
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipatinga

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Ipatinga recebeu novas doses da vacina contra a Covid-19 e, com isso, iniciará a próxima fase de imunização na cidade. Nessa etapa, serão atendidas as pessoas com idades de 64 e 65 anos e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão os agendamentos com os usuários cadastrados em cada área de referência da cidade.

Nessa etapa, algumas UBSs funcionarão com horário estendido até às 21h para dar vazão à demanda, já que é grande o contingente populacional nesta faixa etária. “Os imunizantes não ficam parados um único dia na Central de Vacinas. Imediatamente após o recebimento e cadastramentos, eles são enviados às Unidades Básicas para aplicação, de acordo com o público-alvo estabelecido”, informa Elaine Cristina Vasconcelos, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Até o momento, Ipatinga já vacinou 31.104 pessoas com a primeira dose e a segunda dose foi aplicada em 7.745 pessoas. Esta semana, além
do público de 64 e 65 anos, o município vai intensificar a aplicação da dose complementar. De acordo com a Secretaria de Saúde de Ipatinga, as doses referentes à segunda aplicação são administradas conforme o intervalo estipulado pelos fabricantes e seguindo o cronograma estabelecido pelo município.

Elaine Vasconcelos ressalta que não é possível estabelecer um calendário prévio de faixa etária e data de vacinação porque o município depende da disponibilidade de doses enviadas pela Secretaria de Estado.

Vacinados

Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Ipatinga, já receberam a vacina:

  • grande parte dos trabalhadores da Saúde;
  • 100% das pessoas com deficiência em residências inclusivas;
  • 100% dos idosos residentes em instituições de longa permanência;
  • 96% das pessoas acima de 90 anos já receberam a segunda as duas doses do imunizante.

Também já foram garantidas vacinas para todos os ipatinguenses idosos acima de 66 anos, salvo nos casos em que as equipes das UBSs não conseguiram entrar em contato para agendar o atendimento.

Trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas para jovens e adultos com deficiência; trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19; e demais trabalhadores de saúde foram outros grupos que receberam a vacina contra o novo coronavírus.

Agendamento

A Prefeitura de Ipatinga reforça que o procedimento adotado para dar maior celeridade e transparência ao processo de vacinação é o contato dos agentes de saúde das unidades de referência com os idosos cadastrados, agendando data e horário de vacinação. Portanto, não há necessidade e é desaconselhável o deslocamento às UBSs sem o agendamento.

MAIS NOTÍCIAS