Itabira inicia a campanha de vacinação contra a gripe

Ministério da Saúde antecipa a imunização contra a gripe

Itabira inicia a campanha de vacinação contra a gripe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O conteúdo continua após o anúncio


Iniciou-se a campanha nacional de vacinação contra a gripe, as doses foram antecipadas pelo Ministério da Saúde nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O plano analisou em preservar os brasileiros e as brasileiras antes do acréscimo de casos de transmissão de vírus respiratórios no País. A orientação é que cada município inicie de imediato a aplicação das doses e defenda a população das cidades — o que já está acontecendo em Itabira.

Em 2024, a ação imunizante se concentra no primeiro semestre das regiões citadas, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança inédita na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe. 

O critério de microplanejamento, executado pela pasta em parcerias com os estados e municípios, deseja fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, respeitando as diversidades regionais. A ministra da pasta Nísia Trindade destaca a importância da campanha: “a partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”.

Em Itabira

A Secretaria Municipal de Saúde também já deu início à campanha de imunização contra a gripe. Neste momento, a vacina está sendo disponibilizada aos grupos prioritários da cidade.

Está em dúvida sobre quais são os grupos prioritários na cidade, confira a seguir:

*Fonte de informação Ministério da Saúde.

cassino criptomoedas