Itabira inicia cirurgias pediátricas pelo SUS no Hospital Carlos Chagas

Procedimentos estão sendo feitos em forma de mutirão; pacientes devem procurar inicialmente a UBS mais próxima

Itabira inicia cirurgias pediátricas pelo SUS no Hospital Carlos Chagas
Município passou a oferecer cirurgias pediátricas pelo SUS no HMCC, sob a coordenação do cirurgião Renato Rosa de Almeida – Foto PMI

A Prefeitura de Itabira divulgou nesta terça-feira (10) que teve início uma série de cirurgias pediátricas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e região.

Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) pelo cirurgião pediátrico Renato Rosa de Almeida. 

Conforme a prefeitura, as cirurgias ocorrem em forma de mutirão e integram o plano de ação da Secretaria Municipal de Saúde para atender à demanda na rede pública.

No sábado (7), primeiro mutirão, aconteceram cinco cirurgias e 30 consultas. Os procedimentos contemplam pacientes de herniorrafias, orquidopexia, postectomias, hipospádia, hidrocele, entre outras demandas.

De outubro em diante, serão feitas, mensalmente, 10 cirurgias e 30 consultas.

Orientações ao paciente

O atendimento no HMCC é feito exclusivamente por meio do SUS e o fluxo de atendimento inicia-se pela Unidade Básica de Saúde (UBS), que deve ser o primeiro lugar a ser procurado.

Ao avaliar e cuidar de cada paciente, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) são responsáveis por direcioná-lo para uma consulta com especialista ou exame de diagnóstico mais avançado no hospital, caso seja especializado.

O paciente que necessitar de serviços hospitalares, no caso, cirurgias pediátricas eletivas, dará entrada no hospital a partir do encaminhamento do setor de Regulação da SMS, que realizará o agendamento para avaliação do caso.