O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realiza nesta terça-feira (7) a limpeza dos reservatórios que atendem as comunidades de Macacos e Turvo, em Itabira. Para a execução do serviço, o abastecimento será temporariamente interrompido durante o período da manhã.
Segundo a autarquia, o reabastecimento será retomado de forma gradativa ao longo da tarde, após a conclusão dos trabalhos. A ação integra o cronograma periódico de manutenção do sistema e tem como “objetivo garantir melhores condições de armazenamento, contribuindo diretamente para a qualidade da água distribuída à população”.
Durante o período de intervenção, moradores das comunidades de Macacos e Turvo poderão enfrentar impactos no fornecimento de água. O Saae destaca que serão realizadas manobras operacionais para minimizar o risco de desabastecimento prolongado.
A orientação é para que a população faça uso consciente da água, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Minas Gerais (Arisb-MG), todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade suficiente para atender às necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Já a Resolução nº 132 da Arisb-MG prevê que, em casos de interrupção superior a esse período, a autarquia deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais, mediante solicitação.
Para mais informações ou registro de demandas, o atendimento ao cliente do Saae está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita. O usuário deve informar o número da matrícula ou ter em mãos a conta de água.

