De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (12), Itabira registrou apenas cinco novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, agora são 23.382 testes positivos desde o início da pandemia. Sem a confirmação de novos óbitos neste mesmo período, a cidade segue com 367 vítimas da doença.
Também não houve, segundo o mesmo boletim, novas internações decorrentes da Covid-19 nesta sexta. Portanto, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, que chegaram a operar acima do limite no início deste ano, seguem desocupados. Há, no entanto, um itabirano hospitalizado em outro município.
Do total de casos registrados desde março do ano passado em Itabira, 22.848 se recuperaram da Covid-19, 160 cumprem isolamento domiciliar e 367 perderam a luta para a doença.
Sobre a doença
Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.
O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos.
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo o homem, camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente os coronavírus de animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre seres humanos como já ocorreu com o MERS-CoV e o SARS-CoV-2. Até o momento, não foi definido o reservatório silvestre do SARS-CoV-2.