Itabira: sirenes de hipermercado disparam durante toda a madrugada e tiram o sono de moradores

Um teste realizado através de um aplicativo de medição de decibéis constatou que o barulho chegava a quase 80dB – muito além do permitido pela “Lei do Silêncio”

Itabira: sirenes de hipermercado disparam durante toda a madrugada e tiram o sono de moradores
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


As sirenes do sistema de segurança do hipermercado MartMinas ressoaram ao longo de mais uma madrugada no bairro Ribeira de Baixo, em Itabira. Desta vez, a perturbação de sossego começou às 01h53 e seguiu de forma ininterrupta até o início da manhã desta segunda-feira (22), quando o alarme foi cessado. 

Um teste realizado através de um aplicativo de medição de decibéis constatou que, mesmo em uma distância de mais de 400 metros, o barulho chegava a quase 80dB – muito além do permitido pela “Lei do Silêncio” durante o período noturno (22h às 7h), que limita os ruídos até 45 dB, a partir da 0:00 h.

O problema é antigo e acontece com muita frequência desde a instalação do hipermercado na região, gerando transtorno aos moradores da Ribeira de Baixo, Gabiroba, Santa Tereza e adjacências. As reclamações sobre o alarme é queixa frequente nas comunidades e também, na plataforma “Reclame Aqui”, onde moradores de Itabira e outras cidades, como Poços de Caldas, já se queixaram do mesmo transtorno. 

A DeFato procurou a assessoria de comunicação do MartMinas, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos.

Assista ao vídeo

cassino criptomoedas