Itabira terá transporte público gratuito e ponto facultativo durante visita do presidente Lula

A solenidade de entrega da radioterapia em Itabira acontecerá no campo do Ivipa Atlético Clube, em evento aberto ao público

Itabira terá transporte público gratuito e ponto facultativo durante visita do presidente Lula
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura de Itabira anunciou duas medidas especiais para esta quinta-feira (11), data em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitarão o município. Um decreto e uma portaria publicados nesta terça-feira (9) estabelecem transporte público gratuito e ponto facultativo nas repartições municipais.

Por meio do Decreto nº 1.376, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) autorizou a gratuidade no transporte coletivo urbano e interdistrital ao longo de todo o dia. A decisão tem como objetivo facilitar o deslocamento da população diante do aumento de fluxo esperado para a agenda presidencial. As despesas serão custeadas pela Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria Urbana.

Já a Portaria nº 258/2025 decreta ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais na mesma data. Cabe aos gestores de cada órgão garantir a manutenção dos serviços essenciais, que devem funcionar normalmente.

Evento será aberto ao público

A solenidade de entrega da radioterapia do município, que funcionará no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), é organizada pela Prefeitura Municipal de Itabira e acontecerá no campo do Ivipa Atlético Clube, em evento aberto ao público. A unidade de radioterapia é considerada uma conquista importante para a saúde da região.

Para evitar transtornos no acesso ao hospital e garantir o pleno funcionamento dos serviços, o HNSD elaborou um plano específico de circulação, com atenção especial às ambulâncias e às áreas de urgência e emergência. “O HNSD elaborou um plano específico de circulação e acesso, com rotas exclusivas e sinalizadas para ambulâncias, pacientes e colaboradores. As áreas de urgência e emergência terão acesso totalmente preservado”, explicou Alexandre Coelho, destacando o alinhamento com a Prefeitura de Itabira, forças de segurança e Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita).

A logística para a visita do presidente da República também foi organizada de forma integrada, com separação total entre o evento de inauguração do Centro de Radioterapia e a operação hospitalar. “O evento será concentrado em área delimitada, com controle de acesso e cronograma definido, garantindo total segregação entre a agenda institucional e a operação assistencial do hospital. O foco é assegurar segurança, organização e, sobretudo, a continuidade plena do cuidado aos pacientes”, completou o diretor administrativo do HNSD.

Oncologia em Itabira

A radioterapia ampliará significativamente a capacidade de atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer, reduzindo deslocamentos e garantindo mais conforto e qualidade no cuidado. O serviço terá amplitude regional, já que Itabira é referência para outras 26 cidades do Médio Piracicaba.

O Centro de Radioterapia recebeu investimento de R$25 milhões do governo federal, considerado o maior aporte da União na área da saúde já feito em Itabira. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 50 atendimentos por dia.

“A implantação do serviço de radioterapia no HNSD representa um avanço enorme para toda a nossa região. É a realização de um compromisso com a vida, com a dignidade e com o acesso à saúde de qualidade. Receber o presidente Lula e o ministro Padilha em nossa cidade, para celebrar esse momento, demonstra a relevância desse investimento para o país. Convido toda a população a participar deste evento histórico, que vai transformar a realidade dos nossos pacientes oncológicos”, celebra Marco Antônio Lage.