Itabira: uso obrigatório de máscaras em locais fechados segue até 31 de julho

Prefeitura de Itabira publicará na sexta-feira novo decreto comunicando a prorrogação do prazo

Itabira: uso obrigatório de máscaras em locais fechados segue até 31 de julho
Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


A Prefeitura de Itabira decidiu prorrogar, pelo menos até o dia 31 de julho, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Município. O Decreto 2.871/2022 será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (1). A medida protetiva foi estabelecida diante do atual cenário de aumento de contágio da Covid-19 na cidade.

A decisão de prorrogar o decreto foi tomada considerando o número médio de transmissão da Covid-19 por infectado (RT), que em Itabira se mantém acima de 1,00. O último dado registrado, no dia 23 de junho, ficou em 1,44.

Por este motivo, a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (CMEC) definiu como adequado a continuidade do uso de máscaras em ambientes fechados, pelo período determinado. A medida é preventiva e pode ser reavaliada de acordo com o cenário no Município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com dados do Boletim Epidemiológico, Itabira tem, nesta quinta-feira (30), 692 pessoas em isolamento domiciliar, sendo que 59 pessoas tiveram a contaminação confirmada nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 31.979 casos de Covid foram confirmados em Itabira, com 392 óbitos, sendo o último registro em 28 de junho. Nos hospitais, 13 pacientes estão na enfermaria (11 de Itabira e dois da região) e oito internados em UTIs (cinco de Itabira e três da região). Os números são referentes a unidades SUS e convênios.

Mais medidas

Para diminuir o ris0co de contágio, o Pronto-Socorro Municipal implantou medidas mais rigorosas, no setor de aplicação, para intensificar as barreiras de segurança para pacientes, familiares e colaboradores.

A partir desta sexta-feira (1) somente terão direito a acompanhantes menores de 18 anos, pessoas acima de 60 anos ou pacientes que necessitam de cuidados especiais.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.