Itabirano de 11 anos se torna faixa preta e mira Brasileiro de Taekwondo
O itabirano Pedro Sena, de apenas 11 anos, recebeu, neste domingo (21), a graduação mais almejada no mundo do Taekwondo: a sonhada faixa preta. Como resultado do Exame de Graduação aplicado pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), além de subir mais um nível de qualificação, o itabirano foi contemplado com uma […]

O itabirano Pedro Sena, de apenas 11 anos, recebeu, neste domingo (21), a graduação mais almejada no mundo do Taekwondo: a sonhada faixa preta. Como resultado do Exame de Graduação aplicado pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), além de subir mais um nível de qualificação, o itabirano foi contemplado com uma medalha de destaque pelo desempenho durante o teste. O pequeno recebeu as honrarias do mestre Martinho e do mestre Chang Seon Lim.

A mãe do Pedro, Alinne Alves de Sena, conta que o filho desenvolveu uma relação de amor e responsabilidade com o esporte. Ela disse que ter conquistado a faixa preta foi a primeira etapa para concretizar o sonho do pequeno itabirano. O próximo, segundo a mãe, é conquistar o Campeonato Brasileiro de Taekwondo no Rio de Janeiro, competição na qual o garoto irá participar em agosto.

Apaixonado pelo taekwondo, Pedro recebe o apoio da mãe e da avó desde que começou a treinar em 2011.Tri Campeão Mineiro de Poomsaes e Tri Campeão Mineiro de Luta, Pedro é referência no esporte. Aluno do professor Carlos Antônio Campos e do mestre Miltinho, o itabirano luta desde os três anos de idade e mantém uma rotina de treinamentos intensa, cerca de cinco dias por semana.
De acordo com Aline, ver o filho crescer dentro do taekwondo é sinônimo de amadurecimento e da realização de um sonho. “Apesar da pouca idade, ele se dedica muito e não desiste de alcançar os objetivos dentro do esporte”, disse Aline orgulhosa da trajetória do atleta.

Exemplo
O taekwondista e policial militar, Ricardo Gonçalves Santos, também conquistou a nova graduação na FTEMG. O atleta da categoria Terceiro Dan é professor de taekwondo. Ricardo treina há 27 anos e atualmente ministra aulas gratuitas de Taekwondo no projeto “Taekwondo nota 10”. A iniciativa é realizada no Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) e atende 40 crianças e adolescentes do município.
Para ele, ser faixa preta é uma oportunidade para aprimorar a qualificação para ministrar as aulas, além de alcançar novos patamares na federação. Segundo Ricardo, o exame para o Pedro, é a chance de abrir mais portas para competições nacionais e internacionais.