Itabiranos conquistam o primeiro lugar em competição estadual de Taekwondo
Dos 40 atletas que disputaram a categoria Poomsae, 32 levaram a medalha de ouro
Na última sexta-feira (23), foi dado o pontapé inicial para a Copa Minas Gerais de Poomsae e Kiopa, duas das modalidades mais importantes do Taekwondo. Os dias de sexta, sábado (24) e domingo (25) foram destinados aos competidores do Poomsae, categoria em que são simulados movimentos de ataque e defesa contra um adversário imaginário, e os representantes itabiranos na disputa fizeram bonito logo de cara.
Dos 40 esportistas do município que participaram da competição online, 32 levaram a medalha de ouro, enquanto outros sete ficaram com a medalha de prata e um competidor faturou a medalha de bronze. Tal desempenho fez com que o grupo, que representa a Associação Crianças do Amanhã, do bairro João XXIII, assumisse a liderança geral entre os 19 competidores da categoria Poomsae. Para se ter uma ideia, o segundo colocado obteve 21 medalhas a menos que o grupo itabirano.
Por conta da pandemia, a Copa Minas Gerais está sendo realizada de maneira online. Com a ajuda dos seus professores, os competidores gravaram vídeos realizando os movimentos utilizados em cada modalidade. Eles tiveram até o dia 17 de abril para enviarem seus vídeos e, nesta etapa, estão sendo avaliados pelos árbitros em uma live.
Responsável pelo Taekwondo itabirano, o grão-mestre Martinho Francisco celebrou o resultado conquistado e disse que um fator foi essencial para este desempenho: a união.
“No ano passado, tivemos alguns campeonatos online e conseguimos ficar em segundo lugar. Mas eu sempre falei para nós, professores, que qualidade técnica nós temos de sobra. Só não estamos conseguindo é quantidade numérica. Ou seja, ter uma quantidade maior, inscrever uma quantidade maior de atletas para que possamos ficar em primeiro lugar. E dessa vez nós conseguimos. Então o motivo dessa grande vitória se baseia em uma só palavra: união. Nós nos unimos, tivemos um só objetivo e vencemos”, relata.
Segundo Martinho, a meta agora é atingir patamares ainda mais altos no esporte. “Quero dizer que o nosso objetivo agora vai ser chegar a um nível nacional. Colocar os nossos atletas para participarem e também vencerem campeonatos nacionais e internacionais. Esse vai ser sempre o nosso objetivo, estar no topo, sempre entre os melhores. Deixar o nome do Taekwondo de Itabira entre os melhores do Brasil e do mundo é um objetivo”, almeja.
O grão-mestre também teceu elogios à organização da disputa. “Esses campeonatos online estão acontecendo apenas em Minas Gerais, os outros estados ainda não têm. Essa foi uma grande ideia do grão-mestre Marcelino e de toda a equipe da Federação Tecnológica de Minas Gerais, que nos proporcionou isso. Neste momento de pandemia, onde a maioria dos desportistas não estão competindo, por vezes nem treinando, temos um resultado como esse daqui de Itabira, com nosso número de medalhas sendo quase três vezes maior do que o segundo”, ressalta.
Medalha de ouro na categoria Sub-30 do Poomsae, Davi Vinicius, de 20 anos, destacou que o pódio é fruto de um trabalho bem feito.
“É, sem dúvidas, muito satisfatório alcançar o topo do pódio nesse evento, aquele frio na barriga misturado com a gratificação de um trabalho bem feito! Um atleta sempre tem em mente a importância de estar ativo e competindo, e quando a recompensa por todo esforço aparece é maravilhoso, principalmente nesse período difícil que estamos passando. Só temos a agradecer a FTEMG pela organização impecável do evento no formato online e também aos nossos mestres, professores e alunos que não mediram esforços para estar em peso no evento.”
Kiopa
Nos dias 8 e 9 de maio, será a vez dos itabiranos que disputarão a categoria Kiopa, na qual são executados movimentos de quebramento. Para o presidente da Associação Crianças do Amanhã, mestre Dau Primo, a expectativa é por um grande desempenho novamente.
“A equipe do Kiopa é uma equipe menor, mas estamos cientes do trabalho que foi feito, a dedicação dos alunos, os treinamentos incansáveis. E eu acredito que vamos ter êxito também, os resultados vão ser bons e é o que a gente espera para agora. Então, muito obrigado a todos que se empenharam, ao mestre Martinho que insistiu conosco o tempo todo, colocando a gente pra cima, nos fazendo acreditar que daria certo tudo certo, como realmente deu.”
Sobre a competição
A Copa Minas Gerais de Poomsae e Kiopa está sendo disputada por cerca de 340 atletas, divididos em nove categorias: Fraldinha, Mirim, Infantil, Cadete Sub-14,Junior Sub-17, Sub-21, Sub-30, Master 1 (acima de 30 anos), Master 2 (acima de 40) e Master 3 (acima de 50).
O evento é organizado pela Federação Mineira de Taekwondo e está sendo transmitido no canal da FTEMG no YouTube, que você pode acessar clicando aqui.