Itabiranos participam de competição estadual online de Taekwondo

Município estará representado por 51 atletas na disputa que começa hoje

Itabiranos participam de competição estadual online de Taekwondo
Foto: Welton Pinho/Arquivo Pessoal
O conteúdo continua após o anúncio


A partir das 20 horas desta sexta-feira (23), 51 itabiranos estarão representando a terra de Drummond na Copa Minas Gerais de Poomsae e Kiopa, duas das modalidades mais importantes do Taekwondo. A competição terá andamento nos próximos sábado (24) e domingo (25) e continuará no final de semana seguinte. Informações sobre horários e onde assistir você encontra no final da matéria.

Taekwondo
Foto: Divulgação

Por conta da pandemia, a disputa será online, em um formato que tem sido comum para os atletas deste esporte. Eles se inscreveram até o dia 30 de março e, com a ajuda dos seus professores, gravaram vídeos realizando os movimentos utilizados em cada modalidade. No Poomsae, são feitos movimentos de ataque e defesa contra um adversário imaginário, enquanto o Kiopa envolve o gesto de “quebramentos”. Abaixo, dois vídeos exemplificando cada um dos movimentos.

Dos 51 itabiranos, 41 farão o Poomsae neste final de semana. Outros 10 se destinarão à técnica Kiopa, no final de semana seguinte. Os atletas tiveram até o dia 17 de abril para enviarem seus vídeos e serão, a partir de agora, avaliados pelos árbitros em uma live. Todos fazem parte da Associação Crianças do Amanhã, no bairro João XXIII.

Um dos competidores que representarão Itabira na Copa Minas Gerais será o jovem Welton Herick de Pinho, de 22 anos. Ele, que também é professor de Taekwondo, ressalta que o esporte foi um dos poucos a manter as atividades, ainda que online, durante o período de pandemia.

“Mesmo em período de pandemia, muitos alunos se mantiveram em casa com atividades, treinando e se preparando para o campeonato com o suporte dos professores. O Taekwondo foi um dos poucos esportes que se mantiveram em atividade durante esse período de pandemia por se reinventar, adaptar as suas competições que outrora eram realizadas somente presencialmente”, relata.

Um dos fatores que possibilitaram ao Taekwondo não paralisar, totalmente, as suas atividades foi a completa noção de todos os movimentos adquirida pelos alunos desde o momento em que iniciam no esporte. Welton explica esta dinâmica.

“Quando o aluno inicia no Taekwondo, ele aprende o Poomsae. Nas trocas de faixa, ele sabe que o quebramento é cobrado. Então o campeonato online não é nada mais, nada menos que uma extensão daquilo que o aluno já sabe e executa. Lógico, alguns tem mais habilidade para lutar, outros pra fazer quebramento. Vai de acordo com aquilo que ele gosta também.”

Ao todo, serão nove categorias divididas por cerca de 340 atletas: Fraldinha, Mirim, Infantil, Cadete Sub-14,Junior Sub-17, Sub-21, Sub-30, Master 1 (acima de 30 anos), Master 2 (acima de 40) e Master 3 (acima de 50). Welton participará da categoria Sub-30.

O evento é organizado pela Federação Mineira de Taekwondo e será transmitido no canal da FTEMG no YouTube, que você pode acessar clicando aqui.

Taekwondo
Foto: Divulgação

MAIS NOTÍCIAS