Site icon DeFato Online

Itabiranos promovem renovação e elegem 10 novos vereadores

Foto: Divulgação/CMI

Ao final de uma longa e cansativa apuração, os itabiranos puderam saber quem serão os vereadores a ocupar as 17 cadeiras da Câmara de Itabira. O sistema de apuração em tempo real do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passou por uma sobrecarga no envio dos dados. Isso causou um grande atraso na divulgação dos resultados. 

Assim, a partir de janeiro de 2021, a Câmara de Vereadores de Itabira contará com 58.8% de renovação na lista de pessoas que ocuparão uma cadeira no legislativo local.

Quem permanece

Dos 13 vereadores que se candidataram à reeleição, sete conseguiram permanecer na nova composição. Neidson Freitas (MDB) foi o mais votado, com 2133 votos. Em 2021, ele iniciará o quarto mandato como vereador. O atual presidente da Câmara, Heraldo Noronha (PTB), obteve 1391 votos e também se mantém. Assim como Reinaldo Larceda (PSDB), com 1330 votos.

Júlio do Combem (PP), que exerce o atual mandato depois de entrar na Câmara como suplente de Weverton “Nenzinho”, alcançou a marca de 1124 votos. O suficiente para continuar trabalhando no legislativo itabirano. Outro candidato que entrou como suplente e conseguiu votos suficientes para se manter no cargo foi Luciano Sobrinho (MDB). Ele contabilizou 988.

Entrando em seu terceiro mandato, Rodrigo Diguerê (PTB) obteve 1069 votos. E fechando essa lista está Weverton “Vetão” (PSB). Oposição à atual administração municipal, ele deve iniciar o mandato em 2021 como líder do governo, já que integra o partido do novo prefeito eleito em Itabira, Marco Antônio Lage. Os 1085 votos garantiram sua permanência.

Quem entra

Entre as grandes novidades do novo mandato, destaque para Sidney do Salão (PTB), idealizador do projeto social “Cabeça Feita”. Os 1693 votos o colocaram no posto de segundo vereador mais votado neste pleito. Em seguida, no ranking dos três candidatos que conquistaram o eleitorado itabirano, está Júlio Contador (PTB). Depois de algumas tentativas, ele conseguiu uma votação expressiva de 1514 votos.

Entre os mais votados também está Juber Madeira (PSDB). As 1506 pessoas que o escolheram como vereador deram ao radialista a chance de ingressar na Câmara. Outra cara nova é Robertinho da Autoescola (MDB) que chegou a 1085 votos. Bernardo Rosa (AVANTE) também já tentou outras vezes e, nesse pleito, 1033 pessoas lhe deram o voto de confiança para legislar.

Carlos Henrique (PDT) e Marcelino Guedes (PSB) também pisarão na Câmara, como vereadores, pela primeira vez em 2021. O primeiro eleito com 857 votos e o segundo com 737. Rose Félix (MDB) foi a única mulher eleita para o novo mandato. Com uma votação de 1318 votos, ela já entra com a responsabilidade de defender as pautas voltadas para as mulheres.

De volta à Câmara

Ainda falando sobre os candidatos eleitos, dois deles voltam ao cargo de vereador. Carlin Sacolão (PSDB) e Tãozinho Leite (PATRIOTA) são velhos conhecidos do eleitorado itabirano. O primeiro retoma o legado da família com 1490 votos e ocupa a vaga que, nesse mandato, pertence ao seu filho Carlin Filho (PSDB). O segundo cravou seu retorno com poucos, porém decisivos, 583 votos.

 

Exit mobile version