Itabiranos são convocados para uma “guerra pela vida” em campanha
Prefeitura reafirma fiscalização e punições mais rígidas durante vigência da Onda Roxa em Itabira e lançam telefones para denúncias
A Prefeitura de Itabira, nesse domingo (7), convocou a população itabirana a ser mais ativa e ajudar a denunciar pessoas e locais que estejam descumprindo as restrições estabelecidas no Decreto Municipal 0523/2021. O novo decreto se baseia na Onda Roxa do programa Minas Consciente.
De acordo com a prefeitura, os fiscais de Posturas e policiais militares vão intensificar a fiscalização na cidade e as punições serão mais rígidas. Se os estabelecimentos não cumprirem as medidas definidas pelo decreto, poderão receber multas que variam de R$ 500 a R$ 50 mil. Além disso, o local ficará interditado por 30 dias.
No caso das agências bancárias, que constantemente têm gerado reclamações quanto às aglomerações, a Prefeitura vai encaminhar as imagens e registrar denúncia na Polícia Civil, para que o responsável pela agência responda pelo crime contra a saúde pública.
A campanha lançada pela Prefeitura de Itabira convoca a população de Itabira a lutar em uma “guerra pela vida”. Assim, qualquer pessoas que identifique algum descumprimento do decreto, em estabelecimentos comerciais e locais públicos, poderá ligar para o setor de Fiscalização de Posturas Municipais.
Ligando pelos telefones 3839-2044 e 3839-2143, as pessoas serão atendidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Se o problema ocorrer em outros horários e em imóveis particulares, é necessário acionar a Polícia Militar pelo número 190.
Situação de Itabira
Na véspera de iniciar a onda roxa, com medidas mais restritivas para combater ao coronavírus, Itabira registra cinco novos óbitos em 24 horas. No boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde deste domingo (7), constam ainda 24 novos casos confirmados de coronavírus.
Com um total de infectados de 9.537, Itabira se aproxima das 90 mortes em decorrência da doença. Nesse domingo, o número de morte chegou a 86. O crescimento dos números preocupa, sobretudo pela possibilidade do sistema de saúde do município entrar em colapso.
Do total de casos confirmados em Itabira, 8.809 pessoas já se recuperaram da doença. Outras 595 cumprem isolamento domiciliar. Há 41 pacientes com coronavírus hospitalizados em enfermaria, 26 internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e três itabiranos em hospitais de outras cidades.
A taxa de ocupação em leitos de UTI é de 100% nos hospitais da cidade. Já nos leitos de enfermaria, essa ocupação subiu para 75%.