Itabiranos sonham com vaga no ensino superior através do Enem 

Neste domingo (10), data do segundo dia de prova, muitos correram e suaram a camisa para conseguir chegar no horário certo, adentrar aos portões e ter a chance de disputar uma oportunidade em diversas faculdades e universidades do país

Itabiranos sonham com vaga no ensino superior através do Enem 
O conteúdo continua após o anúncio


O calor de  34°C em Itabira não desanimou os milhares de vestibulandos que desejam conquistar uma vaga no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (10), data do segundo dia de prova, muitos correram e suaram a camisa para conseguir chegar no horário certo, adentrar aos portões e ter a chance de disputar uma oportunidade em diversas faculdades e universidades do país.

Jeicy Aparecida e Ninha Chaves também realizaram a prova

Oportunidade

A Funcesi foi um dos locais de prova que mais recebeu estudantes em Itabira.  Pedro Augusto Silva Gomes, que está fazendo o Enem pela terceira vez,  é um dos 3 mil candidatos que prestaram a prova na instituição. Com o sonho de cursar engenharia elétrica na Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira (Unifei), o jovem acredita que o Enem é a forma mais democrática de conseguir entrar em uma instituição de ensino superior.

“Além de ser a forma mais democrática é possível realizar o curso em uma universidade pública através do Sisu, gratuitamente. Quando uma pessoa se capacita, estuda e se especializa, com certeza ela tem mais chances de ter sucesso na vida”, disse Pedro.

Dessa forma, Vitória Souza, que também está tentando uma vaga no ensino superior pela quarta vez, acredita que o Enem será uma grande oportunidade para que ela consiga ser médica veterinária futuramente. “ Tenho algumas universidades em mente, como a UFMG, UFV, entre outras. Além disso, tenho afinidade com a área de biológicas e sei que vou me dar bem exercendo essa profissão”, disse Vitória.

Solange, mãe da Vitória, acompanhou a filha até o local de realização da prova e afirma que nesta hora os pais também sofrem com a ansiedade. “As faculdades particulares são caras. Além da mensalidade ainda tem material, transporte, alimentação. Portanto,  a universidade pública é uma opção para conseguir seguir para o ensino superior”, completa a mãe.

Já para a itabirana Karine Majela, se dar bem nas provas é sinônimo de conquistar a segunda graduação. Formada em engenharia ambiental, ela está a procura de novos desafios e pretende mudar de área.

“Ainda não escolhi em qual área vou tentar. O Enem hoje é uma grande oportunidade porque ele praticamente substitui o vestibular. Além disso, a partir da nota conseguimos ter a base de como está o nosso aprendizado. É uma chance de aprender mais e dese realizar profissionalmente”, afirma Karine.

Ciências da Natureza e Matemática

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (10) à tarde, em todo o país, quando estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática. Ademais, o exame será aplicado em 10.133 locais de 1.727 municípios brasileiros.

Dessa forma, as regras do Enem  para o segundo dia de exame são as mesmas da primeira avaliação realizada no último domingo (3). Portanto, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A duração do exame, no entanto, será menor em 30 minutos em relação ao primeiro dia de provas. Contudo, os participantes terão 5 horas para resolver as questões. A prova termina às 18h30.

Muitos correram e suaram a camisa para conseguir chegar no horário certo, adentrar aos portões. Foto: Carol Vieira/DeFato Online

Primeiro dia de exame

No primeiro dia de exame, no último domingo (3), os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. De acordo com o Inep, 3,9 milhões de participantes fizeram as provas. Ao todo, 376 candidatos foram eliminados por desrespeitar as regras do exame.

Além do mais, quem não compareceu ao primeiro dia de prova pode fazer o exame neste domingo (10) , mas o resultado do Enem servirá apenas para autoavaliação.

cassino criptomoedas