
Representantes de Itabira e de outras cidades que participarão da segunda fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) fizeram uma reunião técnica nesta quarta-feira, 10 de junho, na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo compartilhar informações sobre a cidade-sede entre os representantes dos municípios. Ao todo, 78 cidades integram os jogos, que começam no próximo dia 23 e vão até o dia 27 de junho.
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Elson Sá, disse que, ao sediar os jogos, Itabira ganha pontos no ICMS Esportivo, além de construir para a formação cidadã de adolescentes e jovens. “Que os visitantes e atletas venham e fiquem satisfeitos com nossa receptividade. Apesar das dificuldades orçamentárias, faremos o possível para atendê-los da melhor maneira possível”, declarou.
O superintendente de Esportes, Anderson Cerceau, lembrou que a estrutura de Itabira melhorou muito desde 2009, último ano em que os jogos também aconteceram em terras itabiranas. Agora há mais infraestrutura nos ginásios, placares eletrônicos portáteis em quase todos os locais de competições, entre outras novidades. “A gente consegue fazer com que todos aqueles que aqui estiverem vejam a estrutura e tudo que Itabira irá proporcionar. Itabira tem know how em grandes competições”, afirmou.
Conforme o superintendente, estarão na cidade cerca de 3 mil atletas competindo pelos Módulos I (12 a 14 anos) e Módulo II (15 a 17 anos). As modalidades serão as seguintes: futsal, vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia (módulo II), atletismo e xadrez. Os jogos acontecerão em vários locais da cidade: pista de atletismo do Premen (atletismo), Arfita (vôlei de praia e xadrez), Valério e Poliesportivo (futsal), Gabiroba e Clube Atlético Itabirano (handebol), Ginásio do Bela Vista e Ativa, (vôlei), Eemza (basquete).
Fase final do JEMG
Anderson Cerceau declarou que, no final deste mês, a Secretaria Estadual de Esportes anunciará Itabira como a cidade-sede na fase final do Jemg, com participação de aproximadamente 4 mil pessoas. Participaram do encontro nesta quarta-feira a coordenadora regional da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), Jocelyn Loreine, a representante da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Wilma Imaculada de Souza, e a vereadora Marcela Lopes (PR).