João Izael recebe homenagem em Ipatinga e discute a saúde em Belo Horizonte

Nessa terça-feira (23), o prefeito de Itabira João Izael iniciou os compromissos de agenda, pela manhã, em Ipatinga, onde foi homenageado no evento de comemoração do centenário do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em seguida, dirigiu-se para a sede do governo do Estado –  Cidade Administrativa – em Belo Horizonte, para a reunião de […]

Nessa terça-feira (23), o prefeito de Itabira João Izael iniciou os compromissos de agenda, pela manhã, em Ipatinga, onde foi homenageado no evento de comemoração do centenário do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em seguida, dirigiu-se para a sede do governo do Estado –  Cidade Administrativa – em Belo Horizonte, para a reunião de implantação e atenção à Rede de Urgência e Emergência da região Macro Centro de Minas Gerais.
 
Em Ipatinga, João Izael recebeu uma placa de homenagem à sua contribuição, enquanto prefeito de Itabira, ao desenvolvimento do Corpo de Bombeiros no município. A solenidade aconteceu no teatro do Centro Cultural Usiminas.
 
Saúde
Em companhia do secretário municipal de Saúde, Alcides Escolástico Gonçalves e do coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Júlio César de Lacerda Lage, o prefeito João Izael participou da reunião em que o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, apresentou a proposta de implantação da Rede de Urgência e Emergência em 104 municípios que compõem a Macrorregião Centro. Também participaram da solenidade os deputado estadual José Alves Viana; presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, além do presidente do Consórcio Intermunicipal de Aliança para a Saúde (Cias) e prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura Andrade.
 
De acordo com o secretário Antônio Jorge, a implantação da Rede no Norte de Minas Gerais é o resultado que justifica a implantação do projeto no resto do estado. “O nosso desafio é organizar sistemas que superem limites. A Rede implantada no Norte dá melhores respostas às demandas da sociedade e estamos falando isso de acordo com evidências internacionais”, explicou. Ainda segundo ele, com a implantação da Rede, os municípios da Macro Centro irão contar com um Samu-macrorregional exclusivo, composto por uma Central de Regulação de Urgência e Emergência – Samu 192 – uma Central de Regulação Assistencial – SUS-Fácil – e um Núcleo de Educação Permanente, responsável por manter a alta qualidade do serviço através da educação continuada das equipes e do treinamento de novos funcionários, o que vai beneficiar uma população estimada em 6.357.604 milhões de pessoas.
 
Segundo o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis Santos Júnior, a implantação do Samu 192-macrorregional seguirá as diretrizes contidas na
 
portaria GM/MS n. 2.048, que leva em consideração diversos critérios para garantir o tempo-resposta – 90% da população a no máximo 60 minutos de um ponto de atenção fixo ou móvel.
 
O secretário estadual de Saúde ressaltou a importância do encontro com os prefeitos e secretários municipais para definir a Rede da macrorregião, já que hoje (24), o projeto será apresentado aos técnicos do Ministério da Saúde. “Vamos apresentar o nosso projeto para captar recursos da ordem de R$ 120 milhões para custeá-lo. Então, vejam senhores, a nossa responsabilidade de sermos ágeis e competentes para levarmos o recado da Saúde de Minas Gerais ao governo federal”, salientou.
 
O modelo da Rede de Urgência e Emergência foi apresentado para 40 prefeitos e secretários municipais de saúde e o secretário explicou que “o Ministério da Saúde reconheceu aquilo que talvez seja o maior inimigo da organização das redes: adequação à tabela do SUS. Urgência e Emergência é igual serviço social, bombeiros e polícia, tem que estar lá para responder a necessidade do cidadão, não pode ser pago por produção”, explicou Antônio Jorge. Ainda de acordo com o secretário, estão em fase de implantação outras duas Redes: Nordeste/Jequitinhonha e Centro-Sul. Até 2013, a previsão é que seja concluída a implantação nas demais macrorregiões do estado – Triângulo Sul, Sul, Sudeste, Leste, Noroeste, Triângulo Norte, Oeste e Leste do Sul.