Jogos Escolares de Minas Gerais registra recordes de inscrições

Participação dos estudantes cresce em jogos esportivos

Jogos Escolares de Minas Gerais registra recordes de inscrições
Foto: Tiago Souza/Jemg

O maior evento esportivo-escolar do Brasil começa nesta segunda-feira (1º) com a presença de 40 mil estudantes entre as idades 12 a 17 anos. Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) reúnem as escolas públicas e particulares de várias localidades do Estado, entre abril e agosto de 2024.

Esta edição alcançou 98% das cidades mineiras, representando um universo de 842 municípios participantes nos jogos. A quantidade é a maior desde 2019, logo que 839 cidades registraram e demonstraram a prática esportiva nas competições organizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em colaboração com a Secretaria de Educação (SEE-MG).

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, reitera: neste ano, o Jemg já nasce campeão. O evento esportivo já cativou os mineiros, e sua alta adesão mostra a força dos Jogos Escolares de Minas Gerais para a valorização e promoção do esporte em nosso estado”. Ademais, reforçou sua fala: “Como política pública, o Jemg reforça a importância do esporte para a saúde, autoestima, inserção social e formação integral dos mineiros”.

Igor de Alvarenga, secretário da Educação, afirmou: “expressivo número de participação demonstra o compromisso contínuo e a importância para o Estado de Minas em promover o esporte educativo e oferecer oportunidades para que os jovens desenvolvam seus talentos e habilidades atléticas”.

Fase Microrregional 

O Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. A etapa microrregional está programada para ocorrer entre 1º de abril e 26 de maio, e vai abranger 54 sedes distribuídas por várias regiões de Minas Gerais.

Os campeões das categorias coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. Já os campeões da etapa regional seguem para a fase estadual. 

Modalidades e inclusão

Na fase estadual, os estudantes-atletas competem em diversas modalidades esportivas, individuais  como: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e wrestling. Além das modalidades coletivas basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, nos naipes masculino e feminino.

O Jemg também proporciona a etapa estadual paralímpica, que promove o esporte e a inclusão para atletas com deficiência. A competição é disputada em modalidades como atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo PCD , judô PCD, natação PCD, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado. A oferta dessas modalidades reforça o compromisso do Governo de Minas com a inclusão e a diversidade.

Jemg

Os estudantes-atletas que podem participar devem ter entre 12 a 17 anos, divididos em dois módulos. O Módulo I é voltado para aqueles nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já o Módulo II para os estudantes-atletas com data de nascimento em 2007, 2008 e 2009. 

O Jemg 2024 indica os representantes de Minas Gerais para os Jogos Escolares Brasileiros, para os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares. A execução técnica do Jemg é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

*Fonte de informação Agência Minas.

 

cassino criptomoedas