Uma jovem itabirana vem chamando atenção nos torneios de xadrez em Itabira e região. Raiani Fernandes Guilherme, de 17 anos, é moradora do bairro Pedreira e já acumula medalhas e troféus como enxadrista na modalidade sub-18, representando a Escola Estadual Fazenda da Bethânia e a Associação de Damas e Xadrez de Itabira. Inspirada pelo esporte, a estudante vê no xadrez uma referência de persistência e foco. Conheça mais sobre a história da garota.
Raiani conheceu o xadrez quando cursava o 5º ano do ensino fundamental, em jogos iniciantes durante as aulas de educação física. Ao mudar de escola, começou a se interessar pelo esporte, tendo treinamentos mais específicos e mesmo sem entender muito bem as regras, foi seguindo até pegar o jeito. A partir daí, o xadrez se tornou uma paixão para a jovem, que começou a participar de torneios entre escolas da cidade.
Em 2022 Raiani foi escolhida para representar Itabira na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizado em João Monlevade, onde foi campeã invicta nas cinco partidas disputadas. Com a vitória no torneio, a estudante se classificou para a etapa regional, disputada em Governador Valadares, onde por apenas meio ponto de diferença, terminou em 4º lugar. Após a regional, Raiani foi até Uberaba disputar a fase estadual do JEMG, ficando em 15º lugar. O fato de não ter alcançado o pódio nessas etapas não importa para a jovem, que prefere valorizar outras coisas.
‘‘Foi muito bom viajar para novos lugares e conhecer novas pessoas. Quero continuar a disputar torneios, mas o principal nesse jogo é se divertir’’, comenta a jovem enxadrista
Além de representar Itabira e a Escola Estadual Fazenda da Bethânia durante os jogos escolares, Raiani também faz parte da ADX, a Associação de Damas e Xadrez de Itabira, onde vem disputando torneios na cidade e na região. Até o momento, a jovem já conquistou o 1º lugar em torneios disputados na Aposvale, em Santa Maria de Itabira e em São Gonçalo do Rio Abaixo. Neste último campeonato, a jovem foi campeã invicta, e levou o seu primeiro prêmio em dinheiro.
Raiani aguarda novas competições e segue atenta aos seus estudos, desejando cursar as faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura, sem deixar de lado a carreira de enxadrista. Para ela, o esporte é mais que um hobbie e tem grande importância em toda a sua vida.
‘‘É muito significativo pra mim, não sei nem como explicar o quanto é importante e marcante na minha vida. O xadrez agora representa muita coisa, principalmente a persistência, para correr atrás e conquistar, sem pensar em desistir’’