Laboratório Duarte prioriza atendimento domiciliar e aguarda chegada de teste para a detecção coronavírus

A partir desta quarta-feira (25), em Itabira, algumas unidades também estarão fechadas como medida preventiva para evitar aglomerações

Laboratório Duarte prioriza atendimento domiciliar e aguarda chegada de teste para a detecção coronavírus
Foto: Divulgação

Diante da pandemia de coronavírus, o Laboratório Duarte anunciou medidas preventivas que buscam conter a transmissão da Covid-19 em Itabira e região. De acordo com a empresa, que está há 50 anos no mercado, a prioridade neste momento é incentivar o atendimento em domicílio, além de fechar algumas unidades menores para evitar aglomerações de pessoas. Ademais, a rede também está investindo na compra de testes rápidos tanto para o diagnóstico dos dois tipos do Influenza (gripe) quanto para o coronavírus.

Funcionamento

A partir desta quarta-feira (25), em Itabira, as unidades das avenidas João Pinheiro e Carlos Drumond, no Centro, e nos bairros Caminho Novo e Fênix estarão fechadas. Os demais laboratórios, nos bairros Pará, Bela Vista e Amazonas, Praça Acrísio e na Av. Mauro Ribeiro, permanecerão em funcionamento, juntamente com as unidades dos municípios de Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Segundo as sócias do grupo Laboratório Duarte, Aulisia e Sandra Duarte, os esforços são para manter a contenção do coronavírus. “É necessário fechar as unidades menores porque nelas não há possibilidade de manter a distância entre as pessoas de um metro e meio, como recomendado pelo Ministério da Saúde neste período de pandemia”, afirmaram.

A medida também, segundo ela, busca preservar a saúde dos colaboradores que precisam se locomover através do transporte público, além de cuidar da saúde dos clientes ao evitar aglomerações dentro das unidades. Os colaboradores dos laboratórios fechados estão de férias.

Já as demais unidades continuam funcionando porque possuem espaço suficiente para realizar o atendimento. No entanto, o acesso aos laboratórios abertos é restrito, sendo permitido apenas quatro clientes por vez. Nestes, a circulação do ar natural é mantida. Todos os protocolos de higienização que já são comuns na rede permanecem sendo realizados de forma responsável, como a lavagem das mãos, o uso do álcool em gel 70, e limpeza das unidades.

Coleta domiciliar

A orientação do Laboratório Duarte, de acordo com Aulisia e Sandra, é para que as pessoas priorizem a coleta de sangue em domicílio. A medida visa, além de evitar aglomerações nas recepções das unidade, a preservação da saúde do cliente assintomático. Todo atendimento é feito com precaução e equipamentos de segurança necessários.

Para solicitar a coleta em domicílio, o grupo tem disponível dois canais de comunicação: o telefone e o WhatsApp. Ambos os contatos podem ser feitos através do telefone (31) 3831-2250. Dessa forma, os interessados em fazer uso do serviço podem agendar a visita.

“É importante salientar que antes o Laboratório Duarte não priorizava coleta a domicílio de crianças e bebês. No entanto, devido aos cuidados deste período, nós instruímos uma equipe especializada para realizar este atendimento em casa, ou seja, são duas equipes direcionadas: uma para os pequenos e outra para o público em geral”, afirmaram as sócias.

Vacinação contra a gripe tetravalente 2020

Seguindo as orientações da Campanha de Vacinação contra o Influenza, que começou na sexta passada (20), o Laboratório Duarte tem disponível a vacina responsável por imunizar os pacientes contra o Influenza A e B, que causam a gripe. Esta vacinação também é feita a domicílio. Diferente da rede pública, onde é oferecida a vacina trivalente, as unidades do Laboratório Duarte possuem a composição tetravalente.

“A vacina tetravalente possui dois antígenos do Influenza tipo A e dois antígenos do Influenza tipo B.  Já a trivalente possui um antígeno a menos do tipo B, responsável por transmitir o vírus entre humanos. As vacinas já estão disponíveis tanto para atendimento a domicílio quanto na unidade localizada na Avenida Mauro Ribeiro”, pontuam

Importância da vacinação

Segundo Aulisia e Sandra, é de suma importância a vacinação contra o vírus que transmite a gripe, o Influenza. Apesar de não prevenir contra o coronavírus, ao se imunizar com a vacina da gripe, o cliente facilita o diagnóstico caso venha a contrair a Covid-19. Isso acontece porque ambas as doenças possuem sintomas parecidos e se for verificada a imunização contra a gripe, por eliminação, segue provável a suspeita de coronavírus.

“Que fique claro que a vacina não imuniza contra o coronavírus é só para a gripe. Imunizando-se, a pessoa evita contrair o Influenza e também de transmitir para o próximo diante do momento tão delicado que estamos vivendo”, afirmaram.

Teste rápido 

Uma facilidade trazida pelo Laboratório Duarte são os testes rápidos, também realizados a domicílio, para o diagnóstico do Influenza A e B e da Covid-19. De acordo com a Aulisia, o teste que diagnostica os dois tipos da Influenza já está disponível para os clientes.

“Este kit-teste detecta o vírus Influenza tipo A e também o B. Esse diagnóstico é feito com as pessoas que já apresentam sintomas como tosse e coriza, por exemplo. Com o resultado é possível descartar ou não se o paciente está com gripe”, explicam as sócias.

Laboratório Duarte prioriza coleta e vacinação domiciliar; rede aguarda chegada de teste rápido do coronavírus
Teste rápido do coronavírus chega no próximo mês

No próximo mês, a rede terá disponível o teste rápido para a identificação do coronavírus. Importado da China, diferente do kit de diagnóstico da gripe, pode ser feito em pessoas com sintomas ou não.

“Diferente do teste de identificação do Influenza que é realizado diretamente das secreções, o teste do coronavírus irá identificar o anticorpo produzido pelo paciente. Não adianta colher amostras em pleno sintomas se o organismo não tiver produzido o anticorpo. Se não tiver anticorpo não será identificado se houve infecção pela Covid-19. Dessa forma, após apresentar os sintomas, é orientado que o cliente aguarde em  torno de sete dias para realizar o teste, já que este é o período esperado para o corpo  produzir o anticorpo”, esclarece Aulisia.

Este diagnóstico também poderá ser feito em casa. O Laboratório Duarte recomenda que os clientes e funcionários respeitem o isolamento social para não contribuir com a curva de transmissão.

MAIS NOTÍCIAS