Laboratório Nossa Senhora das Dores oferece em Itabira diferentes tipos de testes para o diagnóstico do coronavírus

Dentre as diferentes metodologias ofertadas pelo Laboratório, está disponível o RT-PCR, considerado padrão ouro, para o diagnóstico na fase aguda da doença, além de testes sorológicos de alta sensibilidade e especificidade e o teste rápido

Laboratório Nossa Senhora das Dores oferece em Itabira diferentes tipos de testes para o diagnóstico do coronavírus
Equipe do LNSD / Foto: Anna Gonçalves

Diante da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de identificar os infectados para mantê-los em isolamento social, como forma de contenção da Covid-19, a procura pelos testes tem sido cada vez maior. A oferta de exames não é restrita ao Poder Público e também pode ser realizada pela iniciativa privada, desde que o laboratório esteja credenciado pelos órgãos de saúde. É o caso do Laboratório Nossa Senhora das Dores (LNSD), em Itabira, capacitado e autorizado a ofertar os testes para detecção do coronavírus na cidade. 

O LNSD conta com uma equipe de três bioquímicos e seis biomédicos treinados e capacitados para atender à população com suspeita de COVID-19 dentro e fora do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Dentre as diferentes metodologias praticadas pelo Laboratório, está disponível o RT-PCR, considerado “padrão ouro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Além do RT-PCR, estão disponíveis no LNSD o teste rápido e dois tipos de teste por sorologia (IgG/IgM e IgG). Os biomédicos da empresa, Bruno Magalhães Drummond e Queli Vanessa Donatti, explicam sobre cada um dos quatro tipos de exames para coronavírus disponíveis:

  • O RT-PCR é o teste de escolha para a fase inicial da doença, onde é detectada a presença do vírus por meio de replicação do RNA Viral. Deve ser realizado de preferência entre o terceiro e o quinto dia do inicio dos sintomas.
  • O teste rápido, método ensaio cromatográfico de fluxo lateral, está sendo amplamente utilizado devido à praticidade e rapidez do resultado. O momento mais indicado para coleta é a partir do 14º dia do início dos sintomas.
  • O teste sorologia para COVID-19 anticorpos anti SARS-CoV-2 IgM/IgG utiliza o método enzimático ou quimioluminescência e é indicado para ser realizado a partir do 8º dia do início dos sintomas, preferencialmente após o 14º dia.
  • E a sorologia para COVID-19 anticorpos anti SARS-CoV-2 IgG, que utiliza o método imunoensaio enzimático (Elisa), é indicada para coletar após 20 dias de sintomas ou exposição.

O momento e o nível dos anticorpos após a infecção por SARS-CoV-2 variam entre as populações de pacientes. O gráfico logo abaixo descreve um cenário com base nas evidências publicadas.

curva
Evolução da carga viral e da resposta imunológica ao SARS-CoV-2

A dinâmica da resposta e produção de anticorpos durante os diversos estágios da infecção pelo SARS-CoV-2 ainda não estão totalmente estabelecidas, portanto, os testes sorológicos devem ser interpretados com cautela, principalmente nos pacientes assintomáticos.

Ainda não há comprovação que anticorpos IgG estejam associados com o desenvolvimento de imunidade e interrupção de transmissão do SARS-CoV-2, portanto, devemos sempre evitar aglomeração, usar máscaras e manter os hábitos de higiene indicados pelos órgãos de saúde.

Prezando pela segurança, o laboratório possui a opção de coleta a domicílio para quem preferir passar pelo teste no conforto de casa e também para que as pessoas que apresentam sintomas do vírus consigam manter o isolamento social. Para agendar o exame ou obter mais informações sobre qual é o teste ideal a se fazer em cada caso, os biomédicos Queli e Bruno estão à disposição da população no LNSD por meio dos telefones: (31) 3831-2514 e (31) 98609-0348.

Convênios

Para o método RT-PCR, o Laboratório Nossa Senhora das Dores está com parceria com os seguintes convênios: Unimed, Vale, Cemig, Promed, Ipsemg, Usisaúde e Pasa. Além disso, empresas privadas interessadas em estabelecer convênio com o LNSD para teste podem procurar a unidade na Clínica Haydée.

Laboratório Nossa Senhora das Dores (LNSD)
Endereço: Av. João Soares da Silva, 101, bairro Penha, Itabira/MG
Telefone: (31) 3316-2992
Redes sociais: Facebook e Instagram
Na internet:
Site

 

MAIS NOTÍCIAS