Ao menos dois secretários municipais deverão deixar em breve o governo Marco Antônio Lage (PSB) para disputar as eleições municipais de outubro: o titular da Secretaria de Administração, Gabriel Quintão, e a responsável pela Secretaria de Educação, Laura Souza Silva. Os dois já tiveram as suas pré-candidaturas confirmadas — e, caso queiram realmente disputar o pleito deste anos, terão até o dia 5 de abril para deixar as suas funções na Prefeitura Municipal de Itabira.
Gabriel Quintão, um dos nomes fortes da atual gestão do município, é filiado ao PDT — onde exerce a função de coordenador de articulação. Se confirmar a sua candidatura, entrará na disputa juntamente com o seu correligionário Carlos Henrique de Oliveira, vereador e líder de governo na Câmara. Uma estratégia que poderá aumentar o número de representantes no Legislativo.
Já Laura Souza deverá concorrer nas eleições para vereadora pelo PRD, partido que tem o vice-prefeito Marco Antônio Gomes como presidente — empossado na última segunda-feira (18). Essa composição é uma das surpresas até então do pleito 2024. Isso porque, em 2022, Laura e Marco Gomes viram os seus nomes envolvidos em uma polêmica, com o vice-prefeito chegando a questionar a nomeação dela ao secretariado municipal.
Dessa forma, o fato de Laura Souza e Marco Gomes, que deve voltar a forma chapa com Marco Antônio Lage (PSB) na eleição majoritária, disputarem o pleito pelo mesmo partido é uma demonstração de que qualquer rusga do passado ficou para trás. Inclusive, é uma demonstração de que a atual equipe de governo conta com uma unidade em torno de um mesmo projeto político para o município.