Site icon DeFato Online

Legislativo de Itabira estuda levar reuniões de comissões aos distritos para ampliar participação popular; entenda

Câmara de Itabira

Foto: Jardel Mendes/DeFato

A Câmara Municipal de Itabira realizou, nesta terça-feira (12), a 28ª Reunião Ordinária no distrito de Ipoema. O encontro faz parte da retomada das sessões itinerantes, que voltaram a acontecer este ano após três anos de interrupção. Em entrevista, o presidente da Casa, vereador Carlos Henrique da Silva Filho, o Carlin Sacolão Filho (Solidariedade), defendeu a possibilidade de flexibilizar o calendário e levar também as reuniões de comissões para os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, de forma a ampliar a participação popular.

Conforme o regimento interno, nas reuniões ordinárias o público não pode fazer uso da palavra para apresentar reivindicações diretamente. Já nas reuniões de comissões — realizadas tradicionalmente às segundas-feiras no plenário da Câmara — existe espaço para diálogo e sugestões, o que, segundo o presidente, permitiria ouvir mais de perto as demandas das comunidades.

Logística e possibilidade de ampliação

Segundo Carlin Sacolão Filho, a estrutura necessária para levar as reuniões ordinárias aos distritos é robusta, o que dificulta a realização de encontros com maior frequência. “A reunião de plenário exige instalação de som, corpo técnico, computadores, impressoras… isso demanda tempo e efetivo. Acredito que manter duas reuniões no ano em cada distrito seja viável. Mas podemos flexibilizar as reuniões de comissão, dando condição para a população participar, reivindicar, criticar e sugerir”, afirmou.

O presidente destacou que, por serem menos complexas do ponto de vista logístico, às reuniões de comissões poderiam ser organizadas nos distritos de maneira consensual entre os vereadores, sem necessidade de projeto de lei específico. “Não precisaríamos de uma estrutura tão robusta quanto nas reuniões ordinárias. Podemos convocar a população para participar desse bate-papo com os vereadores, ouvir as necessidades locais e transformar isso em indicações que serão levadas ao plenário para cobrança junto ao Executivo”, explicou.

Carlin também ressaltou que essa descentralização ajudaria a superar a dificuldade de deslocamento enfrentada por parte dos moradores dos distritos para acompanhar os trabalhos legislativos na sede da cidade. “Os distritos são um pouco isolados da cidade e muita gente não consegue visitar a Câmara Municipal. Trazendo as reuniões de comissão aqui, a população pode direcionar suas demandas”, concluiu.

Exit mobile version