Líder comunitária cobra volta de agência bancária ao distrito do Carmo

Líder comunitária Marcilene da Conceição participou de reunião no distrito de Senhora do Carmo

Líder comunitária cobra volta de agência bancária ao distrito do Carmo

A reunião da Câmara de Itabira nesta terça-feira, 24 de outubro, foi realizada no Centro de Tradições, em Senhora do Carmo. Durante o encontro, os vereadores debateram necessidades de melhorias nos distritos. A presidente da associação local, Marcilene da Conceição, fez uso da tribuna e reivindicou a reativação de uma agência bancária na localidade.

O distrito de Senhora do Carmo, bem como o de Ipoema, está sem agência bancária desde o início de julho, quando a Caixa Econômica Federal encerrou as atividades nos dois locais. O banco argumenta que houve a necessidade de uma reestruturação, ordenada pela regional de Governador Valadares, em virtude do atual panorama econômico. O pequeno número de correntistas nos distritos itabiranos também foi citado pela instituição.

“Estamos necessitando urgentemente de uma nova agência ou de uma casa lotérica. Temos que ir a Itabira para qualquer serviço bancário. A nossa preocupação é com a segurança. As pessoas estão com medo de ter que passar na estrada com dinheiro”, afirmou a líder comunitária.

Após a participação de Marcilene, vereadores comentaram sobre a reivindicação. Rodrigo Diguerê (PV) pediu convergência de esforços entre os colegas para encontrar uma solução para o problema. Ele, no entanto, advertiu que essa é uma questão complicada, pois foge do alcance do poder público.

O presidente da Câmara, Neidson Freitas (PP), foi direto: “Não há possibilidade alguma de a Caixa retornar com agências para os distritos”. Segundo ele, a afirmação é da própria gerência da instituição. “Fizemos muitas reuniões, escutamos muita gente. E o posicionamento da Caixa é esse. Temos que ser sinceros”, emendou o vereador.

De acordo com Neidson, a Caixa venceu a licitação para ter as contas de pagamento da Prefeitura de Itabira. No primeiro contrato, havia uma cláusula que obrigava a instituição a manter os atendimentos em Ipoema e no Carmo. Contudo, quando o contrato foi renovado, no ano passado, esse item foi excluído do acordo. O novo termo vale até 2020.

Neidson Freitas tentou negociações com os bancos Itaú e Sicoob, mas nenhum demonstrou interesse em assumir as agências dos distritos. Sendo assim, a expectativa fica para a abertura de uma casas lotéricas no Carmo e em Ipoema, mas a licitação para novas unidades só acontecerá no ano que vem. “Infelizmente, teremos que aguardar”, disse o presidente da Câmara.