A Liga Itabirana de Futebol Amador está com uma dívida de quase R$15 mil reais com os árbitros de Itabira, segundo levantamento feito pelo novo presidente Samuel Carlos de Pádua. O montante diz respeito ao último Campeonato Amador realizado na cidade, em 2010, no qual foi acordado com os árbitros que apitassem os jogos sem receber e assim que houvesse repasse do convênio pela Prefeitura tudo seria acertado. No entanto, como o convênio não pôde ser renovado, até hoje a dívida não foi saldada.
A relação das dívidas da Liga, pedida por Samuel, serve para que o novo dirigente saiba a real situação da entidade, além de formalizar um documento para mostrar que os débitos foram contraídos na gestão anterior. Fora o valor que precisa ser pago aos árbitros, ainda há pendências em lojas da cidade e até com a Receita Federal.
Leia também: Sem amador em Itabira, árbitros procuram outras cidades
Leia também: Sem amador em Itabira, árbitros procuram outras cidades
A posse do novo presidente da Liga ainda não foi marcada, mas enquanto isso, ele já se movimenta para colocar a casa em ordem e conseguir, enfim, promover o Campeonato Amador de Itabira. De acordo com Samuel, o convênio com a Prefeitura já está sendo preparado e deverá ser assinado em, no máximo, dez dias. “Assim que for assinado o convênio, haverá o repasse da verba, que servirá para trabalharmos durante este ano de 2012”, explica.
A filiação ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), tema de inúmeras polêmicas em 2011, também já está sendo providenciada. A filiação ao CMDCA é obrigatória a entidades e projetos que trabalham com crianças e adolescentes para ser possível receber verbas municipal, estadual ou federal. No ano passado, como o ex-presidente da Lifa, Franscisco Bernardino das Graças (Natinho), se recusou a cumprir a determinação, o Ministério Público impediu que a Prefeitura firmasse convênio com a entidade.
Samuel tem se reunido com autoridades locais que se mostraram abertas a apoiar a Liga no que for preciso. O novo presidente se reuniu com o prefeito João Izael, com a presidente do Conselho, Gildênia Andrade Fernades, com o secretário de Esportes, Oldeni José, e com a promotora Nidiane Moraes Silvano de Andrade. “O nosso objetivo é reabrir as portas que foram fechadas na gestão anterior”, afirma.