Livro que enaltece a biodiversidade da Serra do Espinhaço é lançado nesta semana

A obra foi lançada em Belo Horizonte nesta segunda-feira e enaltece a riqueza natural da Serra do Espinhaço

Livro que enaltece a biodiversidade da Serra do Espinhaço é lançado nesta semana
(Foto: Divulgação Anglo American / Washington Alves Ribeiro)

A Serra do Espinhaço conta com 1.200 quilômetros, 2,5 bilhões de anos de idade e uma cadeia de montanhas e vales que une Xique-Xique, no sertão da Bahia, ao município mineiro de Ouro Branco, no Quadrilátero Ferrífero. Agora, essa grande riqueza natural, pode ser melhor conhecida no livro “Biodiversidade no Espinhaço Meridional – Biomas e Áreas Protegidas”.

A publicação foi lançada nesta segunda-feira (20), em Belo Horizonte, e é uma realização da mineradora Anglo American, com produção executiva da NITRO Histórias Visuais e produção técnica da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente.

A obra reúne textos e fotos que mostram a rica biodiversidade do Espinhaço Meridional, apresentando informações gerais desse patrimônio natural e também os biomas da região. O diretor técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American, Aldo Souza, exaltou a riqueza da região.

“A exuberância e a complexidade da natureza no Espinhaço Meridional, seus microclimas e sua diversidade de solo, altitude, vegetação e disponibilidade de água permitem endemismos e biodiversidade surpreendentes. Por isso, a produção desse livro foi um grande e complexo desafio”, afirmou o diretor.

Participação dos moradores

Além da contribuição de pesquisadores, a comunidade local inserida nesse universo também participou da obra. Moradores de Conceição do Mato Dentro, que adotam práticas importantes para a preservação da biodiversidade local, contam as experiências. “Falar de sustentabilidade é também falar de desenvolvimento humano. Moradores locais são atores fundamentais para o sucesso da gestão de áreas de preservação ambiental e contribuíram muito para a realização desse trabalho”, disse Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American.

A Serra do Espinhaço conta com uma biodiversidade única, relacionada à transição entre Mata Atlântica e Cerrado, incluindo mais de 30 espécies de flora e dez espécies de fauna ameaçadas.

Evento de lançamento

O evento de lançamento do livro foi realizado na segunda-feira (20) e contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando; o superintendente do Ibama de Minas Gerais, Ênio Brandão; o deputado Estadual Noraldino Júnior; e o secretário Executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Representando a Anglo American, participaram o presidente Wilfred Bruijn; o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Ivan Simões; o diretor Técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American, Aldo Souza; e a gerente de Governança e Compliance da Anglo American, Neuma Moreira.

O evento contou também com a participação virtual do Dr. Geraldo Wilson, professor de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Animais Silvestres (UFMG), Genética (UFMG), Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (UNIMONTES) e Recuperação de Áreas Degradadas (UFV).